b71da45768a5360c4ccab1b2ceed8a78

12º Pedalando, Patinando e Caminhando e 9º Vencendo o Diabetes movimentou comunidade ijuiense

O principal objetivo do evento é estimular a prática de atividades físicas e conscientizar a população sobre a prevenção e tratamento do diabetes.

No último sábado, dia 21 de maio, o centro de Ijuí foi movimentado pela 12ª edição do Pedalando, Patinando e Caminhando e 9ª edição do Vencendo o Diabetes. Apesar do frio, um grande público se reuniu em frente à Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa (Ruizinho) para prestigiar a programação.

Durante o evento, os participantes puderam assistir a Cia. Cadagy/Unijuí, que apresentou números de dança, capoeira e kung fu, e a performance “Vivendo o Espírito Olímpico” dos alunos da Escola Ruizinho, além de uma apresentação de Kangoo Jumps, e participar de um aquecimento dançante com o Studio Smart Shape. Em seguida, a comunidade realizou o tradicional passeio pelas ruas da cidade, percorrido a pé, de bicicleta, patins, skate, ou qualquer outro meio não motorizado.

Após o passeio, foi realizado o sorteio de prêmios aos inscritos presentes no evento. Foram sorteados ao público seis kits da UNIJUÍ e dois kits doados pela UNIMED. O Micro System doado pelo Ponto do Diabético foi sorteado a Maria Luiza Herman de Moraes, aluna do Colégio Tiradentes. Fabiano Bólico ganhou o principal prêmio do evento, a bicicleta doada pelo Muniz Bike Store.

Ao decorrer da programação, os participantes também obtiveram informações sobre a prevenção e tratamento do diabetes, verificação de índice glicêmico e oficina de pequenos reparos para bicicletas. Também havia venda de lanches e disponibilização de erva mate e água quente para chimarrão. O Núcleo de Eventos destaca o empenho dos acadêmicos do Curso de Educação Física, que trabalharam unidos para o sucesso do evento.

Neste ano a programação contou com a participação do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Colégio Tiradentes, Escola Davi Canabarro, além da Escola Ruizinho, que por estarem presentes com mais de 30 representantes, também foram premiadas.  Os integrantes do Programa Integrado para a Terceira Idade – PITI da Unijuí também participaram das atividades. Os alimentos não perecíveis que foram arrecadados através das inscrições dos participantes agora serão doados a instituições assistenciais do município de Ijuí.

O tradicional evento é uma promoção do Núcleo de Eventos do Curso de Educação Física da UNIJUÍ, Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa (Ruizinho), Associação dos Diabéticos de Ijuí e Região (ADIR) e Ponto do Diabético. O Núcleo de Eventos também presta agradecimentos aos apoiadores: Muniz Bike Store, Studio Smart Shape, Unimed, Net.Copy, Seiva Pura e Poder Executivo do Município de Ijuí.