0c446085b2e08869b7b0cff004bc2216

Bagé, Alegrete e Lavras do Sul concluem primeira etapa presencial do curso de formação de professores e gestores escolares

Os próximos municípios do cronograma serão São Gabriel, Itacurubi, Hulha Negra e Candiota

 

O sábado foi intenso e voltado à educação em três municípios da fronteira oeste e campanha do Rio Grande do Sul. Em Bagé, Alegrete e Lavras do Sul, aconteceu o primeiro encontro presencial do curso de Formação de Professores e Gestores Escolares, que está sendo realizado pela Urcamp. Neste final de semana, mais de 450 professores da rede pública municipal e estadual puderam trocar experiências e vivenciar a aprendizagem com aulas dinâmicas. Em Bagé, a abertura oficial foi realizada pela reitora da Instituição de Ensino Comunitária, que também é presidente do Corede Campanha, professora Lia Maria Herzer Quintana, e em Alegrete, foi representada por sua vice-reitora, professora Núbia Juliani.

A educação precisa ser pensada como prioridade. Ela é a base, em qualquer instância. E esse tem sido o papel fundamental da Urcamp, que desde o dia 31 de julho iniciou a primeira etapa das aulas presenciais do curso de formação de professores e gestores escolares. Nubia Juliani, pedagoga e vice-reitora da Urcamp, é uma apaixonada declarada pela educação e pelas escolas. Sempre que fala em suas estagiárias da Pedagogia, e das visitas que realiza, comenta do ambiente e da importância de fomentar esse espaço. Em sua fala, na abertura oficial em Alegrete, no Campus da Urcamp, Nubia agradeceu a Coordenadora de Municipal de Educação, Marcia Iara da Costa Dornelles, e justificou a ausência da reitora da Urcamp e presidente do Corede Campanha, professora Lia Maria Herzer Quintana que, naquele momento, realizava o mesmo ato em Bagé. “Quero destacar, também,  a importância da formação e dos votos na Consulta Popular – o que possibilitou a realização deste curso. Essa é a política das boas relações. É preciso refletir esse momento de mudanças, pois somos partícipes dela, e ela nos dá a oportunidade de, juntos, pensarmos a educação. Nós, enquanto Universidade; enquanto Urcamp, frisamos a importância das comunitárias, pois, foi, através delas, que a realização está sendo possível. Ser comunitária, é ser comunidade”, reflete a vice-reitora que, no ato de abertura, esteve acompanhada do pró-reitor do campus, professor Júlio Otaran.

E nesse processo, quem está encantando com o curso são os professores, que agora vivem a experiência como alunos. Para Sidinéia Costa do Nascimento, que dá aulas para o ensino fundamental de português, ensino religioso e espanhol, tudo agora é sentimento de expectativa. “A ideia é que o curso venha a agregar à experiência docente, para que possamos desenvolver um trabalho melhor em sala de aula, pois, desde esse primeiro encontro nós já estamos tendo troca de conhecimentos”, relata a professora.

Dando sequência à importância do curso, a Coordenadora da 10ª CRE, Sara Elizeth Duzac Cardoso, também passou pela cidade de Alegrete, visitando as três salas de aula e frisando a importância do município de Itaqui e de sua Secretaria de Educação. Através de sua Secretária Solange Carvalho Carniel e sua Coordenadora Pedagógica Gisele Dias Marques, a Secretaria foi incansável no trabalho junto aos seus professores, conquistando o primeiro lugar no ranking de inscritos dentre as nove cidades que a Urcamp está realizando o curso. Itaqui, entre professores e gestores da rede pública municipal e estadual, tem, hoje, 450 pessoas imersas na formação, sendo que o segundo lugar é São Gabriel, com 293.

Ao mesmo tempo, o curso acontecia em Lavras do Sul, na Escola Municipal Dr. Cláudio Teixeira Bulcão. Por lá, formaram uma turma de professores e outra de gestores escolares, com 50 inscritos da rede pública municipal e estadual. A Secretária Municipal de Educação, Elenara Biaggi Machado, além de marcar presença para dar as boas vindas à Urcamp e aos alunos, também está participando do curso.

Em Bagé a abertura ficou por conta da reitora da Urcamp e presidente do Corede Campanha, professora Lia Maria Herzer Quintana, que destacou a importância do educador. “Em primeiro lugar eu gostaria de parabenizá-los por serem professores, por terem escolhido essa profissão, que é difícil, mas extremamente gratificante. O curso é um instrumento a mais na vida de vocês, porque acredito que esse seja também o nosso papel como parte do Comung que somos. Essa qualificação foi uma demanda da comunidade da nossa região, que entendeu, através da Consulta Popular de 2016/17, que deveríamos investir na formação continuada dos nossos professores”, explica.

 

Entenda o curso

O curso de formação de professores e gestores escolares é proveniente da votação da Consulta Popular 2016/2017, quando 63 municípios elegeram como prioridade a educação em suas cédulas. Graças ao resultado, foi firmado um convênio entre o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (Seduc-RS), Conselhos Regionais de Desenvolvimentos (Coredes) e o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). Das 15 instituições que são parte do Comung, 11 estão responsáveis pela organização dos cursos de formação em todas as regiões do estado. A Urcamp assumiu as áreas de abrangência do Corede Campanha e Corede Fronteira Oeste, realizando a capacitação nos municípios de Itaqui, Uruguaiana, Alegrete, Bagé, Lavras do Sul, São Gabriel, Hulha Negra, Itacurubi e Candiota. O31 recurso destinado da Consulta Popular 2016/2017 é de  aproximadamente R$ 4 milhões de reais. O curso vai até 28 de setembro, com encontros presenciais (16h) e a distância (44h).

 

Cronograma do curso

Nesta segunda-feira, o curso continua na cidade de São Gabriel e passa por mais três cidades, quando é concluído no sábado, em Candiota. Confira o cronograma:

 

06 de agosto, das 8h às 17h30 – São Gabriel

08 de agosto, das 8h às 17h30 – Hulha Negra

10 de agosto, das 8h às 17h30 – Itacurubi

11 de agosto, das 8h às 17h30 – Candiota