b8b5b5ae0b3dd64a609d4e4a16926a92

Comitiva do COMUNG foi recebida na Universidade de Waterloo

Uma universidade comunitária, focada na formação experimental, no empreendedorismo e na transferência de tecnologia



A Universidade de Waterloo, criada em 1957, a partir da iniciativa de empresários do setor industrial da região que, diante dos desafios da época, perceberam a necessidade de formar engenheiros. Trata-se de uma universidade essencialmente comunitária, pois seus esforços e avanços são o resultado das demandas e as características regionais, além do espírito colaborativo da população, fundamental para o estabelecimento de relações de colaboração e de troca.

No ranking mundial, a região de Waterloo, distante 100 km de Toronto,  é a segunda região com maior concentração de empresas de base tecnológica, nascidas a partir de projetos desenvolvidos em ambientes de tecnologia e inovação, as chamadas Startups. Em primeiro lugar, está o Vale do Silício, na região de Palo Alto, na Califórnia. Tratam-se de dois clusters de referência mundial em desenvolvimento tecnológico e empreendedorismo.

Na instituição, a formação é orientada para o ensino experimental, para o empreendedorismo e para a transferência de tecnologia. O programa de estágios chamado de Co-Operative Education, ou períodos de imersão em ambientes produtivos, ocupa-se de oportunizar condições para a formação de competências do futuro profissional. Ao final de sua formação, no momento de elaborar seu trabalho de conclusão, o aluno é convidado pata participar do programa “The big idea” e do Master Business Entrepreneurship & Technology (MBET), ligado ao Conrad Business Entrepreneurship & Technology Centre, da Faculdade de Engenharia.

O MBET é um programa de educação de imersão para empreendedores que, impulsionado pelo ambiente empreendedor da região. Cria condições para o nascimento de empresas Startups, principalmente pelas características do curso, que parte de eixos básicos da Administração, porém com ênfase na velocidade de execução.

No programa, o aluno tem acesso da toda a rede de apoio para  a criação de novas empresas, chamado de “Ecossistema Canadense”, ou seja, uma network que reúne pesquisadores, aceleradoras, investidores, empreendedores de sucesso, governos e todos os parceiros que podem contribuir para com a criação e o fortalecimento de uma Startup. Para tanto, são realizadas eventos promovidos pela Universidade, enquanto criadora de oportunidades.

O sistema de inovação em torno da Universidade de Waterloo é complementado pela incubadora COMMUNITECH; a incubadora VELOCITY, que promove competições envolvimento os alunos de todas as instituições da região; a GOOGLE, com olhar para os acadêmicos empreendedores; ST-PAUL GREEN HOUSE, orientada para a inovação social e o ACCELERATOR CENTRE que apoia o desenvolvimento de Startups, garantido o êxito em  95% das empresas criadas.

Para John Thompson, Vice-reitor associado de Pesquisa, “a Waterloo é uma instituição não convencional orientada para o ensino experimental, a pesquisa (invenções) e a comercialização de tecnologias”. Os temas de pesquisa da Universidade estão focados em: desenvolvimento e design de materiais e sistemas; Ambiente e energia; Saúde e bem-estar, Tecnologia de informação e comunicação; Sistemas produtivos e equipamentos; Matemática e Ciência da Computação; Sociedade, cultura e governança e Teoria Quantum e nanotecnologia. Esses temas de pesquisa orientam projetos que, a partir do apoio de parceiros locais e do governo da província ou federal, transforma-se em ativos com potencial para comercialização e transferência de tecnologia, gerando empregos e renda para a região.

A Professora Lia Quintana, representante do COMUNG na missão, destaca a experiência comunitária da Universidade de Waterloo e chama a atenção para a necessidade de constituir uma rede consistente de instituições e de pessoas interessadas em apoiar o empreendedorismo e a inovação.