Comitiva do Comung inicia visitas em Portugal


Comitiva do Comung inicia visitas em Portugal

Comitiva do Comung inicia visitas em Portugal

Reitores e gestores de instituições vinculadas ao Consórcio das Universidades Comunitárias do Rio Grande do Sul viajam para conhecer ambientes de inovação em instituições de ensino

Com o intuito de conhecer os ambientes de inovação e instituições de ensino superior portugueses realizando a conexão dos ecossistemas de empreendedorismo de instituições agregando diferentes componentes do empreendedorismo do Rio Grande do Sul, reitores e gestores de instituições que integram o Consórcio das Universidades Comunitárias do Rio Grande do Sul (Comung) participam de missão internacional em Portugal.

O grupo viajou no último sábado, dia 18 de novembro. A agenda iniciou nessa segunda-feira, dia 20 de novembro, com a visita ao Instituto Politécnico de Leiria, onde foram recebidos pelo reitor Nuno André Oliveira Mangas Pereira e pelos responsáveis por cada centro. O grupo também conheceu o Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto, no município de Marinha Grande.

Nesta terça-feira, 21, a comitiva conhece a Escola Superior de Artes e Design na cidade Caldas da Rainha e se desloca até o município de Peniche para visitar a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar e o Centro de I&D – Formação e Divulgação do Conhecimento Marítimo, junto ao Porto de Pesca de Peniche.

No dia 22 de novembro, a comitiva segue em agenda na Universidade do Porto, sendo recebida pelo reitor Sebastião Feyo de Azevedo, conhecendo também Porto Inovação. No dia 23 de novembro, o grupo conhece o UPTEC TECH – Polo Tecnológico e Centro de Inovação.

Comitiva

Integram a comitiva o reitor da Universidade de Passo Fundo e presidente do Comung, José Carlos Carles de Souza; a reitora do Centro Universitário Metodista IPA, Anelise Nunes; o vice-reitor, presidente da Fuvates e pró-reitor de Ensino da Univates, Carlos Candido da Silva Cyrne; a reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul, Carmen Helfer; o pró-reitor de Inovação da Universidade Feevale, Cleber Prodanov; a pró-reitora de Ensino da Universidade Feevale, Cristina Ennes; a presidente da Fundação Universidade de Cruz Alta, Enedina Silva; o coordenador executivo do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade de Caxias do Sul, Enor Tonolli; a reitora da Universidade Feevale, Inajara Ramos; o vice-reitor da PUCRS, Jaderson Costa da Costa; a reitora da Universidade da Região da Campanha, Lia Quintana; a reitora da Universidade de Cruz Alta, Patricia Bianchi; a coordenadora de Graduação do Centro Universitário Metodista IPA, Patricia Treviso; e o pró-reitor de Administração da La Salle, Renaldo de Souza.

A comitiva viaja com a agência Paralelo 30 Viagens e Turismo, que já organizou mais de 10 missões internacionais para o Comung em diferentes países como França, China, Portugal, Espanha e Índia. Em 2016, a missão do Comung visitou instituições de ensino da Espanha. O grupo retorna no dia 25 de novembro.