Comung conclui terceira turma do MBA em Gestão de Instituições de Ensino Superior


Comung conclui terceira turma do MBA em Gestão de Instituições de Ensino Superior

Com o objetivo de capacitar gestores das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES), o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), juntamente com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), promoveu a terceira edição do MBA em Gestão de Instituições de Ensino Superior. Desenvolvendo habilidades de liderança, de empreendedorismo, de inovação e de gestão, qualificando os participantes para os desafios da “Universidade do Futuro”, o curso contou com a participação de 28 gestores de instituições, que iniciaram o MBA em agosto de 2015 e entre os dias 9 e 11 de agosto de 2017 apresentaram seus trabalhos de conclusão e encerraram as atividades letivas.

 

A apresentação dos trabalhos, realizada na Universidade de Caxias do Sul (UCS), foi prestigiada pelo reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF) e presidente do Comung, professor José Carlos Carles de Souza. Para ele, o curso vem ao encontro das necessidades das Instituições Comunitárias. “A forma de participação, o envolvimento e a troca de experiências são extremamente valiosos. O sentimento de pertencimento na Instituição é uma motivação e o caminho do sucesso”, disse José Carlos, que participou da banca de cinco apresentações.

 

Gestão de IES

O MBA em Gestão de Instituições de Ensino Superior teve início em 2011 e nasceu da percepção das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES) quanto à necessidade de formação e qualificação dos seus gestores baseadas numa proposta que propiciasse uma visão ampla e integrada sobre a gestão universitária no contexto das transformações educacionais mundiais e que considerasse a natureza da universidade comunitária. Em três edições do curso, soma-se a participação de 88 gestores acadêmicos e administrativos das Instituições Comunitárias de Ensino Superior do Rio Grande do Sul e também de Santa Catarina. A iniciativa é coordenada pela professora Ana Lúcia Buogo.

 

Conheça os trabalhos apresentados

 

Agenor Dias de Meira Junior: Estratégias de gestão de Instituição de Ensino Superior Comunitária

Dinara Bortoli Tomasi: Estratégias de gestão da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões -URI -São Luiz Gonzaga: olhares para o futuro

Laura Scheren Dalpiaz: O planejamento estratégico nas IES comunitárias: o desafio de garantir o alinhamento com flexibilidade      

Fabiana Simon: Gestão da demanda externa

Taize Lopes: Organização institucional para a modalidade de educação a distância: contribuições ao modelo do Centro Universitário Franciscano

Viviane Born: A rede de cooperação do Comung: um olhar para as ações dos pró-reitores administrativos

Gabriel Grabowski: Financiamento estudantil Ices/Comung/RS

Heitor Strogulski: Proposta de agência de eventos de extensão universitária

Daniele Bertagnolli: Proposição de uma escola de negócios para o Centro Universitário Franciscano

Cristiane Pozzebon: Gestão do tempo na rotina do trabalho dos coordenadores de curso de graduação: um estudo de caso

Elisabeth Cristina Drumm: Inovação e desenvolvimento regional: perspectivas nas Ices

Rosani Sgari: Ação estratégica na formação de professores da UPF: o impacto institucional de um processo coletivo

Viviane Kanitz Gentil: Políticas públicas e expansão da educação superior

Lúcia Regina Lucas da Rosa: O impacto da gestão na graduação a partir da docência no Stricto Sensu

Roberto Godoy Nogueira: A centralização da gestão de compras: o caso do Centro Universitário Metodista - IPA

Sandro Rogério dos Santos: Projeto político pedagógico para implantação de um curso superior em Gerontologia

Fabiana Quatrin Piccinini: Política institucional para o Stricto Sensu: o caso Unisc

Vivian Spellmeier Sulzbach: A importância da língua inglesa no contexto da iniciação científica - case da Univates

Luís Antonio Schneiders: Tecnologia educacional e rentabilidade: o impacto do programa Google Apps for Education na Univates

Sandro Nero Faleiro: Ecossistema empreendedor 

Ricardo Antônio De Marco: Responsabilidade social universitária: o compromisso social das instituições de ensino comunitárias

Enedina Maria Teixeira da Silva: Tecnologia social em instituições de ensino superior para fortalecer o processo de formação dos cidadãos em horizonte mais amplo, capazes de atuar em sociedades e empreendimentos complexos

Magna Stela Cargnelutti Dalla Rosa: O programa de avaliação docente da Unijuí, com seus subprogramas (avaliação da ação docente, autoavaliação docente e avaliação pelos pares) como uma ferramenta de gestão para o planejamento, execução e avaliação do curso, de forma cíclica

Marcos Eduardo Casa: Avaliação institucional, autoavaliação na graduação e novas metodologias de aprendizagem

Patrícia Dall'Agnol Bianchi: Repercussão dos processos avaliativos no desenvolvimento e reestruturação da Universidade de Cruz Alta

Gunther Gehlen: Metodologias ativas no ensino superior

 

Foto (Divulgação)