9a2bfaa41ae163881b6b17fc239cc488

Comung participa de Fórum das Comunitárias e Particulares em Brasília

O Reitor da Unijuí e presidente do Comung, Martinho Luís Kelm, participou na terça-feira, em Brasília, de reunião do Fórum das Instituições de Ensino Superior Comunitárias e Particulares, organizada pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES), do MEC. 

Martinho Kelm participou da agenda como Presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e como Diretor Secretário da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc).

Na pauta da reunião, as instituições debateram a proposta de abertura de novas Autorizações para Polos de EAD, para ofertar cursos de Licenciaturas gratuitas, para professores da rede pública que precisam de formação na área (2ª Licenciatura). Esta proposta está em fase de elaboração na SERES. Na reunião de segunda-feira, os dirigentes apresentaram questionamentos que deverão ser analisados pela Secretaria. Segundo Kelm, existe uma preocupação do MEC no intuito de agilizar a oferta destes cursos aos professores da educação básica, propondo uma dinâmica “fast track”, agilizando autorizações para novos cursos. No entanto, conforme ele pondera, os dirigentes destacaram que é necessário haver muito cuidado, por parte do MEC, para que o atendimento destas demandas não represente uma abertura não regrada de polos de educação a distância, como já ocorreu em tempos anteriores.

Outra pauta debatida no Fórum foi o programa “Na Hora do Enem”, do MEC, que compreende a realização de simulados. A plataforma em desenvolvimento pelo INEP para a realização do Simulado Piloto deverá ser acessível em celulares, laptops, e computadores instalados na Rede Federal de Educação Superior – Federais, Comunitárias e Particulares. Após o Simulado cada estudante deverá receber a crítica de sua performance, e a recomendação da área que o mesmo deve acentuar seus estudos. 

Foto: Assessoria de Imprensa da Abruc