fb1cec5710e16daea6b296ef0c986313

Curso de formação de professores e gestores escolares acontece em Hulha Negra

Faltam, agora, apenas dois municípios para concluir esta primeira etapa: Itacurubi, no dia 10, e Candiota, no sábado, dia 11 de agosto

 

Dando sequência ao cronograma do curso de formação de professores e gestores escolares, a Urcamp, na manhã desta quarta-feira, 8, deslocou-se para a cidade de Hulha Negra, onde uma média de 50 inscritos se dividiram entre a Biblioteca Municipal e a Universidade Aberta do Brasil (UAB) para o seu primeiro encontro presencial. A abertura foi realizada pela pró-reitora da Pró-Reitoria de Inovação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Urcamp, professora Elisabeth Drumm, que neste ato representou a reitora e presidente do Corede Campanha, professora Lia Maria Herzer Quintana; e a coordenadora pedagógica do município, Silene Gonçalves Silva Comin, que tembém é aluna da turma de gestores.

Em sua fala, Elisabeth relembrou o que ela e a professora Lia Quintana vêm destacando nos demais seis municípios onde o primeiro encontro presencial já aconteceu, no que se refere à importância da educação e da formação de professores. “Esse curso está acontecendo graças ao voto da Consulta Popular 2016/2017, quando a população elegeu como prioridade a formação de nossos professores. Foi através desse resultado que se possibilitou o convênio entre o Governo do Estado, a Secretaria do Estado do Rio Grande do Sul, o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas e os Coredes. A partir daí, 11 universidades do Comung se organizaram para realizar este curso e toda estrutura foi pensada de forma em conjunto, o que possibilitou este momento que estamos vivenciando hoje”, explicou a pró-reitora.

Silene Gonçalves Silva Comin, que representou a secretária de Educação, Adriana Delabary, disse que, desde que tomaram conhecimento sobre o convênio, houve interesse em fazer tudo o que era necessário para viabilizá-lo. “Nós, enquanto professores e gestores, sabemos da importância de termos cursos relacionados à formação. E, quando fiquei sabendo que seria a Urcamp, também fiquei muito feliz, pois a professora Marlisa foi minha professora e eu acredito que serão momentos de muito aprendizado e de compartilhar informações”, salientou.

Na Hulha Negra, iniciaram o curso uma turma de professores, sob responsabilidade da docente Ângela Carretta, e uma de gestores escolares, com a professora Marlisa Fico. As aulas foram divididas em dois prédios: Biblioteca Municipal e Universidade Aberta do Brasil (AUB), porém o intervalo aconteceu em conjunto, para a interatividade das duas turmas. O próximo município que inicia o curso é Itacurubi, na sexta-feira, dia 10, e as atividades deste primeiro momento encerram no sábado, com a cidade de Candiota.