f264193310b2f8638eada0747954b066

Curso de formação de professores e gestores escolares chega em São Gabriel

A semana iniciou às 7h30 e voltada para a educação no município de São Gabriel, no campus de fora da Urcamp, mais precisamente. Antes das quatro turmas iniciarem as duas aulas do curso de Formação Pedagógica de Professores e Gestores Escolares, os alunos foram recebidos no auditório para a abertura oficial das atividades. A solenidade contou com a presença da reitora da Urcamp e presidente do Corede Campanha, professora Lia Maria Herzer Quintana; da pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Urcamp, professora Elisabeth Drumm; do secretário municipal de Educação, Sildo Jocelino Cabreira; e da coordenadora pedagógica do município, que também está inscrita no curso, Berenice Soares Bueno.

Para o secretário de Educação, o curso qualifica e cumpre seu papel de fomentar a importância da educação. “Aqui em São Gabriel, nós priorizamos a educação, principalmente em se tratando da qualificação de nossos professores. E é justamente por esse motivo que em nosso município optamos por realizar o curso em um dia letivo, pois a formação é prioridade enquanto Secretaria de Educação”, comentou Cabreira.

Em seguida, a reitora da Urcamp e presidente do Corede Campanha refletiu sobre a importância dos professores desde a educação básica. “É muito importante a profissão de professor, porque são vocês que fazem a mudança. É a educação que muda o país. Essa verba não é do Governo Federal, não é do Estadual. Foi a comunidade, numa fatia muito pequena que o Governo do Estado deixa para a gente decidir que entendeu que a educação era importantíssima para a formação. Desta forma, a gente só tem a agradecer, e quando se trata de formação, nós estamos todos reunidos. Vocês vão fazer uma formação de uma maneira que o ensino daqui para frente vai acontecer; uma formação presencial, e uma formação via plataforma EaD”, salientou a professora Lia.

Iniciaram a primeira etapa do curso presencial, em São Gabriel, três turmas de professores, com os docentes Clarisse Ismério, Clotilde Calvete e Rodrigo Guterres. Já a turma de gestores escolares ficou sob responsabilidade da professora Marta Menezes Dias. O curso tem sequência nesta quarta-feira, 8 de julho, em Hulha Negra.

 

Entenda o curso

 

O curso de Formação Pedagógica de Professores e Gestores Escolares é proveniente da votação da Consulta Popular 2016/2017, quando 63 municípios elegeram como prioridade a educação em suas cédulas. Graças ao resultado, foi firmado um convênio entre o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (Seduc-RS), Conselhos Regionais de Desenvolvimentos (Coredes) e o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). Das 15 instituições que são parte do Comung, 11 estão responsáveis pela organização dos cursos de formação em todas as regiões do estado. A Urcamp assumiu as áreas de abrangência do Corede Campanha e Corede Fronteira Oeste, realizando a capacitação nos municípios de Itaqui, Uruguaiana, Alegrete, Bagé, Lavras do Sul, São Gabriel, Hulha Negra, Itacurubi e Candiota. O recurso destinado da Consulta Popular 2016/2017 é de aproximadamente R$ 4 milhões de reais. O curso segue até o dia 28 de setembro, com encontros presenciais (16h) e a distância (44h).

 

Cronograma das próximas aulas

6 de agosto – 8h às 17h30 – São Gabriel

8 de agosto – 8h às 17h30 – Hulha Negra

10 de agosto – 8h às 17h30 – Itacurubi

11 de agosto – 8h às 17h30 – Candiota