Curso de formação de professores e gestores escolares em Bagé, Alegrete e Lavras do Sul


Curso de formação de professores e gestores escolares em Bagé, Alegrete e Lavras do Sul

A capacitação é proveniente de um convênio assinado entre o Comung, Coredes, Governo do Estado e Seduc-RS

Depois de passar por Itaqui e Uruguaiana, o curso de formação de professores e gestores escolares chegou, neste sábado, 4 de agosto, em Bagé, Alegrete e Lavras do Sul. Neste final de semana, teve início a primeira fase com 450 inscritos nos três municípios. As aulas acontecem nos turnos manhã e tarde, nos Campi da Urcamp nas duas primeiras cidades e na Escola Municipal Dr. Cláudio Teixeira Bulcão.

Como já disse Rubem Alves “A missão do professor não é dar respostas prontas. As respostas estão nos livros, estão na internet. A missão do professor é provocar a inteligência, é provocar o espanto, a curiosidade”. E é sob essa perspectiva que o cronograma do curso de formação está seguindo entre os nove municípios que a Urcamp assumiu. Tanto os alunos, quanto os professores da Instituição Comunitária de Ensino analisam esse processo como uma troca de experiências muito positiva e estão tendo um excelente feedback um em relação ao outro.

Ao todo, serão nove turmas em formação neste final de semana. Bagé com quatro, sendo duas de gestores escolares, ministradas por Viviane Gentil e Giciéli Barúa; duas de professores, com Clarisse Ismério e Matusa Mendes, e Clotilde Calvete e Suzana Lopes. Em Alegrete, Jane Vilaverde assume novamente a turma de gestores e Regina Broglio uma turma de professores e Eveline Guerra a outra. Já em Lavras do Sul, os professores têm aula com Ângela Carretta e os gestores escolares com a Daniela Antunes.

Sobre o curso

O curso de formação de professores e gestores escolares é proveniente da votação da Consulta Popular 2016/2017, quando 63 municípios elegeram como prioridade a educação em suas cédulas. Graças ao resultado, foi firmado um convênio entre o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (Seduc-RS), Conselhos Regionais de Desenvolvimentos (Coredes) e o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). Das 15 instituições que são parte do Comung, 11 estão responsáveis pela organização dos cursos de formação em todas as regiões do Estado.