2205d43dace81eba60d8e1faf6e9bc51

Curso de formação de professores e gestores escolares em Itacurubi

Itacurubi é uma cidade com aproximadamente 3,5 mil habitantes e, por aqui, educar é prioridade. Tanto a 35ª Coordenadoria Regional de Educação quanto a Secretaria Municipal de Educação se movimentaram ao máximo para viabilizar a realização do curso de Formação de Professores e Gestores Escolares. Na manhã desta sexta-feira, 10 de agosto, teve início o primeiro encontro presencial das atividades desenvolvidas pela Urcamp. O primeiro momento foi através de uma abertura oficial com a coordenadora da 35º CRE, Tânia Teresinha Schorn Carpes, e a pró-reitora de Inovação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Urcamp, professora Elisabeth Drumm, que, neste ato, também representava a reitora da Urcamp e presidente do Corede Campanha, professora Lia Maria Herzer Quintana.

 A primeira aula foi sediada na Escola Estadual de Ensino Médio Vicente Goulart, onde a diretora professora Vanize Diconzi Guerra recepcionou as turmas de professores e gestores escolares e fez a apresentação dos membros da 35ª Coordenadora Regional de Educação, Secretaria Municipal de Educação e Urcamp. O ato oficial teve a presença da Coordenadora Tânia Teresinha Schorn Carpes; da diretora pedagógica da CRE, Jucelma Nuves Schneid; da Adjunta e chefe de RH da CRE, Fátima El Ali Cuthy; da secretária municipal de educação de Itacurubi, Lucieli Fortes; da pró-reitora de Inovação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Urcamp, professora Elisabeth Drumm; da professora da turma de gestores escolares, professora Giciéli Barúa; e da professora da turma de professores, Dilossane Vargas.

Em sua fala, a coordenadora da 35ª CRE fez uma referência à Urcamp em nome de todas as instituições de ensino superior comunitárias. “São as universidades que formam os nossos professores que estão na sala de aula. Portanto, nós precisamos valorizar essas instituições que, além desse primeiro processo de graduação, ainda têm essa disposição de trazer um curso de formação continuada. Essa parceria é importantíssima e nós não podemos viver separados das universidades, muito pelo contrário. Todo esse processo é muito valioso, principalmente porque o nosso mundo está evoluindo, em constante mudança, os nossos alunos acompanham diariamente esse avanço e é somente o conhecimento que nos adapta para este novo mundo de que tanto falamos”, explanou Tânia Carpes.

A turma de professores ficou sob responsabilidade da docente Dilossane Vargas que, emocionada, relatou que retornava ao colégio com um sentimento de grandes recordações. “Vinte cinco anos depois eu chego nesta escola de onde saí como aluna para conduzir uma turma de professores. É realmente um momento muito importante para mim”, revelou. Já a responsável pela turma de gestores escolares, professora Giciéli Barúa, conduziu o primeiro momento de forma poética. Ao abrir as cortinas da sala de aula, ela fez uma reflexão em forma de metáfora, chamando a atenção sobre a importância do professor na vida do aluno. “Enquanto houver sol, haverá luz; e enquanto houver professor, haverá esse raio de sol que ilumina. Nós somos, muitas vezes, o primeiro bom dia dos nossos alunos. A primeira luz que eles encontram. Aquele sol que eles não têm em casa. E vocês têm noção da nossa importância na vida deles? Mas, e nós? Quem cuida de nós? Quem é a nossa luz? Nós, professores, também precisamos ser cuidados. E a vida é isso. Uma construção diária de encontros e reencontros. E momentos como estes precisam ser valorizados, pois nos enchem de luz. Eu vivo um encontro com vocês, pois venho lá de Alegrete, é a minha primeira vez aqui; a Dilossane vive um reencontro, afinal já esteve nestes bancos como aluna, como coordenadora, e hoje vem de São Borja para se reencontrar com antigos colegas. E a vida é isso. Nós abrimos a janela para que um raio de sol nos ilumine. E nós, professores, iluminamos a vida dos nossos alunos através da educação”.

 

Itacurubi é o penúltimo município da primeira etapa de encontros presenciais desse curso de formação de professores e gestores escolares. A última cidade a receber a Urcamp será Candiota, neste sábado, 11, na Vila Operária. Em setembro, outro cronograma será montado para o segundo contato presencial e encerramento do curso. Neste intervalo de tempo, todos os alunos inscritos terão atividades através de uma plataforma a distância.