9ee9ae9edcfcf33c880aca47aef82ef8

Curso de formação pedagógica do Comung conclui primeira etapa

Não é surpresa que o Corede Fronteira Oeste tenha sido destaque na votação da Consulta Popular 2016/2017. O resultado do trabalho realizado foi visto pelos corredores do curso de Formação de Professores e Gestores Pedagógicos nesta segunda-feira, 30 de julho, quando mais de 450 professores e diretores de escolas públicas municipais e estaduais participaram das atividades que deram início à jornada de trabalho, na cidade de Itaqui. A organização e a realização de nove municípios estão a cargo da Urcamp, que representa também o Corede Campanha. O curso teve sequência ontem, 31 de julho, em Uruguaiana.

A coordenadora da 10ª Coordenadoria Regional de Educação, Sara Elizeth Duzac Cardoso, visitou as salas de aula e elogiou a Urcamp por realizar o curso. “Foi muito interessante o Governo do Estado e a Secretaria Estadual de Educação terem feito essa parceria com as universidades comunitárias através do Comung. A universidade comunitária, que há tantos anos serve para a formação dos nossos professores, toma um lugar importante como destaque na implementação dessa formação”, salientou Sara.

Para a aluna Faviane Fagundes Bianchin, professora de matemática e egressa da Urcamp, o curso surge como a busca incessante por conhecimento e troca de experiências. “Todo dia é dia de mudanças. Entramos em um lugar e saímos diferentes dele. E nesse curso já pude perceber essa troca mútua. É necessário que estejamos sempre em constante aperfeiçoamento”, comentou.

A turma de Gestores Escolares também foi um sucesso, trazendo a reflexão para quem está há anos no cargo de direção e mais conhecimento para aqueles que estão enfrentando esse desafio agora. Suely Regina Santos de Godoy é um exemplo de quem fez uma autoanálise no primeiro dia do curso. “Com toda certeza eu tive um up hoje. Inclusive, falei aos meus colegas que, para a próxima aula, já tenho várias ideias”, contou a pedagoga. “Ser professora é paixão e comprometimento. Dentre os docentes da minha escola, 98% estão aqui por compreenderem essa necessidade que devemos ter de nos comprometermos com os nossos alunos e com a educação como um todo”, ponderou Suely.

Já o professor Jorge Henrique Carneiro de Almeida, afirmou que, há oito meses, vive uma nova experiência à frente da direção da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Sanchotene, no interior de Itaqui, e que o curso está sendo maravilhoso. “Principalmente pela função de ser gratuito, pela Secretaria de Educação ter apoiado e pela sua estrutura, tendo incluso o método EaD, permitindo organizar as nossas rotinas e realizar as atividades dentro do nosso tempo”, explicou o diretor.

Para as seis turmas de formação de professores e uma de formação de gestores escolares, as docentes da Urcamp se deslocaram de seus campi, saindo das cidades de Bagé, Alegrete e São Borja. Ao final das aulas, o relato das professoras foi unânime. “Estamos encantadas com o que pudemos presenciar aqui. Não tivemos evasão no segundo período, pelo contrário, as turmas continuaram lotadas, com envolvimento e participação conjunta de todos. Com certeza será um curso positivo em todos os sentidos”. As responsáveis pelas primeiras aulas foram as professoras Clarisse Ismério, Clotilde Calvete, Ângela Carreta, Jane Vilaverde, Eveline Guerra, Regina Broglio e Dilossane Vargas.