51e79ad60356abbf06e5ce85b54aebc6

Curso de formação pedagógica para professores e gestores escolares inicia atividades

Convênio é uma parceria entre Governo do Estado, Seduc, Corede e Comung

 

Um convênio assinado entre o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), o Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede), o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (Seduc-RS) começou a ser executado nesta segunda-feira, 30 de julho, em Itaqui, quando teve início o primeiro curso de Formação Pedagógica para Professores e Gestores Escolares das redes municipais e estaduais.

A capacitação está sendo realizada pela Universidade da Região da Campanha (Urcamp) e cumpre uma demanda da Consulta Popular 2016/2017, quando a verba de aproximadamente R$ 4 milhões foi destinada à educação. Até o dia 11 de agosto, mais de 1.440 docentes terão seus certificados, em nove cidades que compõem as fronteiras campanha e oeste.

São seis turmas de professores e uma de gestores, totalizando mais de 450 alunos. As aulas ocorrem nos turnos manhã e tarde, no campus da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), que entrou como parceira cedendo o espaço. O objetivo da formação é oportunizar espaços individuais e coletivos de aprofundamento teórico-metodológico sobre temáticas relativas à ação pedagógica na Educação Básica, por meio de ação-reflexão-ação e do protagonismo do gestor escolar nesse processo formativo.

Para a reitora da Urcamp, presidente do Corede Campanha e membro que representou o Comung no ato solene da assinatura do convênio, professora Lia Maria Herzer Quintana, a educação é a base e esse curso vem ao encontro desse pensamento. “Eu entendo que a formação de professores e a qualificação do ensino, principalmente das séries iniciais, é o mais importante para um ser humano tornar-se crítico, em condições de decidir o seu destino”, comenta a reitora, concluindo que “é papel do Comung e das instituições associadas contribuir com esse processo”.

Através de suas instituições, o Comung inicia a concretização dessa importante parceria com a Seduc-RS, atingindo, no total, quase 5 mil professores em todas as regiões do Rio Grande do Sul. Para a presidente do Consórcio e reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), professora Carmen Lúcia de Lima Helfer, “a parceria evidência, mais uma vez, o compromisso histórico de nossas universidades comunitárias com a formação de professores, tanto na graduação, como na pós-graduação e na extensão, promovendo a socialização de aprendizagens, conhecimentos e tecnologias que envolvem o pensar e o fazer educativo nas escolas. Por meio dessa parceria, o Comung, de forma conjunta com a Seduc, está contribuindo para o desenvolvimento, a inovação e a qualificação da educação básica do nosso estado”, salienta.

As aulas se estendem até o dia 28 de setembro, com encontros presenciais (16 horas) e a distância (44 horas). Atualmente são 15 instituições de ensino superior que fazem parte do Comung: Urcamp, Unisc, Unisinos, UPF, Feevale, Unilasalle, Univates, URI, Unicruz, Unijuí, UFN, Centro Metodista de Santa Maria, PUCRS, UCS e UCPel.

 

Cronograma do curso

Este primeiro cronograma cumpre as atividades dos encontros presenciais de oito horas. As aulas iniciaram em Itaqui e, após, seguem nos demais municípios da fronteira campanha (Bagé, Candiota, Hulha Negra e Lavras do Sul) e da fronteira oeste (Alegrete, Itacurubi, São Gabriel e Uruguaiana). Os encontros estão organizados nas seguintes datas:

30 de julho, das 8h às 17h30 – Itaqui

31 de julho e 1º de agosto, das 18h30 às 22h30 – Uruguaiana

04 de agosto, das 8h às 17h30 – Alegrete

04 de agosto, das 8h às 17h30 – Bagé

04 de agosto, das 8h às 17h30 – Lavras do Sul

06 de agosto, das 8h às 17h30 – São Gabriel

08 de agosto, das 8h às 17h30 – Hulha Negra

09 e 10 de agosto, das 8h às 17h30 – Itacurubi

11 de agosto, das 8h às 17h30 – Candiota