cb8da631fbaa7c4b1aa19edcc33303be

Dez anos de Rádio Univates 95.1

Nesta terça-feira, dia 23, a Rádio Univates completa dez anos. Criada com o compromisso de gerar e difundir conhecimento para o Vale do Taquari e demais regiões, a emissora, cada vez mais, vai além de suas fronteiras iniciais. Além de uma programação musical eclética e alternativa, a Rádio serve de espaço para aprimoramento e experimentação profissional de alunos, principalmente aos graduandos em Comunicação Social.
 
Impulsionada por novas tecnologias, a emissora abrange atualmente grande parte dos municípios do Vale do Taquari, porém, via internet, ultrapassa os limites geográficos e alcança ouvintes em diversos países, por meio do site www.univates.br/radio e pelos aplicativos para dispositivos móveis. Conforme o coordenador da emissora, Marcelo Petter, os números alcançados são um reconhecimento do trabalho feito. “A gente se preocupa muito em passar informação, música e cultura aos ouvintes”, comenta, ressaltando que os comunicadores buscam sempre divulgar notícias de caráter positivo. 
 
Atualmente a Rádio conta com seis comunicadores, que são oriundos dos cursos de Comunicação Social da Univates. Entre eles está Camila Diesel. Apresentadora do Programa Barulhinho Bom, a jornalista lembra dos desafios da profissão. “Nunca tinha trabalhado em uma emissora de entretenimento e não sabia o que me esperava. Mas é um sentimento inexplicável, pois a gente cria um vínculo com os ouvintes e acaba sendo reconhecido por eles, e isso é muito bom”, comenta, definindo a possibilidade de trabalhar na emissora. “Oportunidade única”, conclui Camila.
 
Petter lembra que os trabalhos da emissora vão além da transmissão de cultura, conhecimento e boa música à comunidade. “A gente realiza, em parceria com outras entidades, diversas campanhas com caráter social. Já fizemos diversas campanhas, entre elas de doação de sangue, roupas e brinquedos”, relata. O coordenador ainda salienta a participação de professores e voluntários na programação da rádio. “Os professores e os alunos da Instituição apresentam programas durante a programação e se identificam com o perfil da Rádio”, conclui.
 
A primeira transmissão foi ao ar no dia 23 de fevereiro de 2006, às 8h, e contou com a participação do então governador do Estado, professor Antônio Hohfeldt, do reitor da Univates, professor Ney Lazzari, da então pró-reitora Ivete Kist, que coordenava o projeto da Rádio, e da prefeita de Lajeado, professora Carmen Regina Pereira Cardoso.
 
Programação especial
Para comemorar os 10 anos, a emissora realizará diversas atividades durante o ano. Oshow da banda Capitão Rodrigo, que ocorreu na última quinta-feira, dia 18, abriu as comemorações. Na próxima segunda-feira, dia 29, Sérgio Britto, músico da banda Titãs, participará da programação. Outras atrações devem ser divulgadas nas próximas semanas.
 
Confira as entrevistas agendadas para hoje em comemoração aos 10 anos: Banda Dingo Bells, Bibiana Petek, Renan Queiroz – Banda Dr. Hank, Sérgio Dahlen – Ouvinte de Cape Cod (USA), Gisa Pithan, Kleiton Ramil, Marcelo Gross (Banda Cachorro Grande), Zé Natálio (Banda Papas da Língua), Claúdio Bedran (Banda Blues Etílicos), Rafael malenotti (Acústicos e Valvulados), Alemão Ronaldo e Ismael Caneppele.