7eda30ccacb74947bb7dbb25c26f9022

Docentes da Fidene/Unijuí reafirmam parceria na condução do Hospital Bom Pastor

Presidente da Fidene e Reitor da Unijuí, Martinho Luís Kelm, foi convidado e eleito para assumir o cargo de Presidente do Hospital Bom Pastor. No entanto, ele estará licenciado deste cargo até dezembro deste ano, quando encerra seu mandato como gestor na Universidade.

A operacionalização do projeto do Hospital Bom Pastor só tem sido possível em razão do amplo comprometimento de membros da comunidade em assumir, cada um a seu tempo, cargos na direção da Instituição. Neste sentido, o Presidente da Fidene e Reitor da Unijuí, Martinho Luís Kelm, foi convidado e eleito para assumir o cargo de Presidente do HBP, para um mandato de três anos, tendo como Vice-Presidente a empresária Carmen Lucchese. Em assembleia realizada na segunda-feira, 21, o Reitor aceitou o convite e assumiu o cargo. No entanto, na assembleia foi definido também o seu licenciamento do cargo de Presidente até 14 de dezembro deste ano, quando encerra seu mandato como Reitor da Universidade.

Conforme explicita o Reitor, esta decisão está embasada no seu comprometimento com a gestão da Fidene/Unijuí, até o final deste ano, e também em relação às atividades que desempenha como Presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). “As atividades desempenhadas junto a estas duas instituições inviabilizam, neste momento, assumir concomitantemente o cargo de Presidente do Bom Pastor, por se tratar de uma tarefa de grande envergadura”. Por esta razão a assembleia acatou seu pedido de licenciamento até dezembro, devendo neste período a Vice-Presidente eleita, Carmen Lucchese, responder pela Presidência.

A Fidene / Unijuí também está representada, na diretoria eleita, pelos professores Remi Dama, Eusélia Vieira e Maristela Heidemann. Segundo Martinho Kelm, o Hospital Bom Pastor, aos moldes da Fidene, é um projeto concebido pela comunidade regional para atender demandas que não estão sendo suficientemente atendidas pelos órgãos públicos responsáveis. “O projeto é fruto do comprometimento comunitário”, destaca, acrescentando que a construção do novo hospital sempre contou, desde seu início, com a participação da Universidade, num primeiro momento por meio do apoio financeiro para a aquisição do terreno. Nesta área, inclusive, já funciona a Unidade de Reabilitação Física (Unir), que atende a partir de parceria entre a Unijuí, Prefeitura Municipal e Secretaria Estadual de Saúde. “Este espaço deverá contemplar projetos futuros de atuação dos cursos que a Universidade já oferta e poderá vir a ofertar na área da saúde”.