93e6d1091cf0737bce1c748016f3973b

Docentes da Unisc ministram aulas de curso de formação pedagógica

O convênio assinado entre o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), o Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede), o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (Seduc-RS) começou a ser executado nesta quinta-feira, 2 de agosto, pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em Cerro Branco, quando ocorreram as atividades do curso de Formação Pedagógica para Professores e Gestores municipais e estaduais. A Unisc está responsável pela qualificação dos docentes da região Jacuí Centro, nos municípios de Cerro Branco e Cachoeira do Sul.

O recurso para a capacitação é proveniente da Consulta Popular 2016-2017, em que 10 Coredes elegeram como prioridade a formação de professores de 63 municípios gaúchos. As aulas se estendem até o dia 28 de setembro, com encontros presenciais de abertura e de encerramento (16 horas) e a distância (44 horas). Os responsáveis pelas atividades em Cerro Branco foram os professores Felipe Gustsack, Joice Nunes Lanzarini, Maria de Fátima de Lima das Chagas e Niqueli Streck Machado.

Também estiveram presentes na abertura do primeiro encontro a coordenadora da 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Julieta de Oliveira Pereira Prestes; o assessor jurídico da 24ª CRE, Manoel Ghiringhelli Felix; e a assessora de comunicação da 24ªCRE, Patricia Vargas da Rosa. “Para construirmos uma escola de qualidade, é necessário investir na qualificação dos professores e dos gestores da educação, tendo em vista sempre proporcionar as condições necessárias para o sucesso da aprendizagem dos nossos alunos”, destacou Julieta.

Segundo a diretora do Colégio Estadual Cerro Branco, Giovani de Moraes, “o curso proporcionou, desde o início, espaço de trocas, de aprendizado e de valorização dos nossos docentes”, salientou. Para a presidente do Comung e reitora da Unisc, professora Carmen Lúcia de Lima Helfer, “a parceria evidencia, mais uma vez, o compromisso histórico de nossas universidades comunitárias com a formação de professores, tanto na graduação, como na pós-graduação e na extensão. Por meio dessa parceria, o Comung, de forma conjunta com a Seduc, está contribuindo para o desenvolvimento, a inovação e a qualificação da educação básica do nosso estado”, ressaltou Carmen.


*Publicado por Felipe Nopes

Fotos: Divulgação