9b892153c9b3acbde2500ead91ea6a82

Fórum de pró-reitores Administrativos do Comung é realizado na UPF

Reunião entre representantes das Instituições de Ensino Superior (IES) abordou o desenvolvimento de cursos de pós-graduação lato sensu em rede

A Universidade de Passo Fundo (UPF) sediou, na tarde desta sexta-feira, 2 de junho, o Fórum de Pró-Reitores Administrativos do Consórcio das Universidades Comunitárias do Rio Grande do Sul (Comung). O encontro teve como objetivo discutir um projeto que visa desenvolver cursos de pós-graduação lato sensu em rede entre as Instituições de Ensino Superior (IES) que integram o Comung.

Estiveram presentes no Fórum representantes da UPF, URI, UCS, Unijuí, Unicruz e Univates. Segundo o reitor da UPF e presidente do Comung, José Carlos Carles de Souza, é necessário que, cada vez mais, as IES busquem mecanismos para trabalhar em conjunto. “Estamos atuando em iniciativas para o oferecimento de cursos de pós-graduação lato sensu com mais qualidade. Com essa proposta, podemos trabalhar da melhor forma os potenciais de cada instituição”, disse.

O vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UPF, Leonardo José Gil Barcellos, mencionou que o encontro é importante no sentido de que há muitas mudanças acontecendo no que refere aos cursos lato sensu, assim como há novas resoluções do MEC. “As IES do Comung precisam debater juntas, encontrar alternativas, se integrar mais, compartilhando cursos e professores, por exemplo”, comentou.

Para o vice-reitor Administrativo da UPF, Agenor Dias de Meira Junior, o Fórum permitiu o debate sobre a pós-graduação lato sensu em seus aspectos administrativos, visando a um trabalho em rede com as instituições do Comung. “Vamos avaliar a possibilidade de lançar cursos aproveitando a infraestrutura de cada campus, o corpo docente e os funcionários, de forma a criar uma nova modalidade de curso de espacialização que tenha o melhor das IES, em termos de práticas dos cursos, em termos de oferta de relacionamento e de experiências, pela oportunidade em poder fazer cursos em mais de uma instituição. O grupo está tentando dar um passo além da ação isolada no que refere a cursos lato sensu. Isso está começando no grupo de vice-reitores administrativos, pois estamos olhando, primeiramente, aspectos relativos à gestão. Na sequência, serão incorporadas as Vice-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação, para, assim, discutirmos questões técnicas voltadas ao PPC e ao projeto de elaboração dos cursos”, relatou.

Foto: Gelsoli Casagrande

Ascom UPF