24286320cad78cecf280838815e22e00

Gastão Dias Vieira é nomeado presidente do FNDE

O governo federal publicou na manhã desta quarta-feira (06), no Diário Oficial da União – DOU, a nomeação de Gastão Dias Vieira, filiado ao PROS do Maranhão, para exercer o cargo de presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. 
Vieira já foi Ministro do Turismo no primeiro mandato da presidenta Dilma Rouseff. Ele assume o FNDE no lugar de Antônio Idilvan de Lima alencar, que estava no comando desde fevereiro de 2015, sob a indicação do ex-ministro da pasta Cid Gomes. Foi também secretário de Educação e Planejamento no governo do Maranhão e integrou a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Atualmente, Gastão Vieira é o presidente da Executiva Estadual do Partido Republicano da Ordem Social – PROS, no Maranhão. O ato de exoneração do ex-presidente, feita pela Casa Civil, foi publicada na mesma edição do DOU.

No Facebook, Vieira comentou a nomeação: “Uma vida cheia de inesperados desafios. Acabo de ser nomeado Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, do Ministério da Educação. Orem por mim”, escreveu.
 

FNDE

O FNDE é uma autarquia federal criada pela Lei nº 5.537, de 21 de novembro de 1968, e alterada pelo Decreto–Lei nº 872, de 15 de setembro de 1969, é responsável pela execução de políticas educacionais  do Ministério da Educação – MEC, entre elas a gestão do Fundo de Financiamento Estudantil – FIES. 
Para alcançar a melhoria e garantir uma educação de qualidade a todos, em especial a educação básica da rede pública, o FNDE se tornou o maior parceiro dos 26 estados, dos 5.565 municípios e do Distrito Federal. Neste contexto, os repasses de dinheiro são divididos em constitucionais, automáticos e voluntários (convênios).
Além de inovar o modelo de compras governamentais, os diversos projetos e programas em execução – Alimentação Escolar, Livro Didático, Dinheiro Direto na Escola, Biblioteca da Escola, Transporte do Escolar, Caminho da Escola, Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil – fazem do FNDE uma instituição de referência na Educação Brasileira.

ASCOM ABRUC