fb4394801fd8c54b3af02bb4051c326e

Líderes educacionais do Comung realizam encontro na Unilasalle

A Rede de Formação de Professores, que integra o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), realizou mais um encontro de líderes educacionais. A atividade aconteceu na última sexta-feira (25/11), na Unilasalle, em Canoas.
Dentre os assuntos debatidos, figuraram temáticas ligadas à educação superior em tempo de cultura digital, à nova pedagogia universitária e às práticas de formação de professores. Ao final do encontro, foi elaborada uma proposta formativa em rede para os professores das IES do Comung.

Em 1993, um grupo de instituições comunitárias do Rio Grande do Sul firmou um Protocolo de Ação Conjunta, constituindo o Comung. O objetivo era viabilizar um processo integrativo que resultasse no fortalecimento individual das instituições e no consequente favorecimento da comunidade universitária sul-rio-grandense e da sociedade gaúcha.
Constituído oficialmente em 27 de abril de 1996, o Comung hoje representa a materialização de uma série de conquistas para as instituições: programas e experiências compartilhadas, avaliação institucional, intercâmbios de professores e de alunos, qualificação e treinamento de funcionários e professores e fóruns de tecnologia da informação, além da integração entre diversos segmentos, como assessorias jurídicas, recursos humanos, assessorias de comunicação e bibliotecas. Também, busca, de forma conjunta, por meio de convênios e políticas públicas, incentivos à formação acadêmica da população, à promoção de atividades culturais e ao desenvolvimento de ações de inovação.

Hoje, o Comung reúne 15 Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES) e atende a mais de 202 mil alunos, representando mais de 50% dos universitários gaúchos.