1ff4e0130f578e94e2cc077f0d1f306b

Ministro Mendonça recebe Diretoria do COMUNG no MEC

O Ministro da Educação Mendonça Filho recebeu na terça-feira, 7, a Diretoria do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – COMUNG, junto com o Deputado Jerônimo Goergen PP/RS, para uma audiência no MEC. O Reitor Martinho Kelm, Presidente do COMUNG, apresentou a Diretoria do COMUNG ao Ministro Mendonça e dialogou sobre as principais pautas das comunitárias gaúchas e enfatizou a parceria com a ABRUC na valorização e defesa do segmento comunitário de educação superior.
Ao apresentar o COMUNG, Martinho Kelm destacou as 15 Instituições Comunitárias de Educação Superior – ICES, como o maior sistema de Educação Superior em atuação no Rio Grande do Sul, como uma qualificada rede de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação que abrange quase todos os municípios do Estado e que atende mais de 50% dos universitários gaúchos, oferecendo 1.489 cursos de graduação e de pós-graduação, para 202.020 mil alunos, atendidos por 9.190 professores e por mais de 11 mil funcionários.
O Ministro Mendonça Filho destacou a importância do segmento comunitário para a educação superior, no Rio Grande do Sul e pela presença comunitária em nível nacional, e agradeceu as proposições apresentadas pelo COMUNG e considerou-as oportunas para conhecimento de sua equipe. 
Foi discutido com o Ministro Mendonça a Lei 12.881/2013 – lei das Instituições Comunitárias de Educação Superior – ICES, o PROUNI – Universidade para Todos, o PIBID e o PIBID Diversidade, o PROIES, o FIES e propostas para Novas Fontes de Financiamento da Educação Superior .
Participaram na audiência junto com o Ministro Mendonça Filho, o Secretário Maurício Costa Romão da SERES, a Diretora Luana Maria Guimarães Castelo Branco Medeiro da DIREG/SERES e pelo COMUNG as Reitoras Carmen Lúcia de Lima Helfer – UNISC, Lia Maria Herzer Quintana – URCAMP, Inajara Vargas Ramos – FEEVALE, e os Reitores Martinho Luís Kelm – UNIJUÍ, Ney José Lazzari – UNIVATES. Acompanharam ainda a audiência, o Reitor da ULBRA Marcos Fernando Ziemer, o Assessor Jurídico da ABRUC Dr Dyogo Patriota e o Secretário Executivo da ABRUC José Aguilera.

Assessoria de Comunicação – ABRUC