41b36c1636e1b2520e19799bbf85a205

Nota Pública do Conselho de Administração da ABRUC

Nota Pública do Conselho de Administração da ABRUC
(21/03/2016 – 15:25)

Associação Brasileira das Universidades Comunitárias – ABRUC, manifesta sua solidariedade com o povo brasileiro neste momento de crise política e societária que agrava a crise econômica nacional, afetando, sobretudo os mais empobrecidos.

A ABRUC, na qualidade de entidade associativa educacional da sociedade civil, conforme previsto na Lei 12.881/13 – Lei das Comunitárias, incentiva suas Associadas a promoverem um debate crítico e aberto, na busca da verdade, respeitando as diferentes opiniões e opções políticas. 

Os recentes acontecimentos revelam que precisamos assegurar em todas as esferas democráticas de poder, o cumprimento de regras fundamentais do direito. Acusações de parte à parte polarizam posições e grupos, aumentando o clima de instabilidade e dificultando a busca de uma saída democrática. Nas ruas e nas instituições, os ânimos estão excessivamente acirrados. E, nesse contexto, corremos o risco de fechar os canais de diálogo essenciais à democracia. 

A ABRUC, atenta ao cotidiano nacional do povo brasileiro, e ao vigor dos pilares de nossa jovem democracia – independência e harmonia entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, acredita que é possível atravessar essa realidade de profundo impacto político, jurídico, social e econômico, com ética na informação, nas atitudes e no convívio comunitário.

Todos precisamos dar nossa contribuição, com tenacidade e lucidez, acreditando que, superadas as tensões, queremos ver preservadas as instituições e o bem comum.

A Associação Brasileira das Universidades Comunitárias conclama a todos para unir esforços e contribuir na superação desta crise, reafirmando os princípios da ética, do Estado de Direito democrático e da justiça social.

Reitor Pedro Rubens Ferreira Oliveira – UNICAP
Presidente ABRUC

Reitor Mário Cesar dos Santos – UNIVALI
1º Vice-Presidente ABRUC

Reitor Ney José Lazzari – UNIVATES
2º Vice-Presidente ABRUC

Reitor João Otávio Bastos Junqueira – UNIFEOB
1º Tesoureiro ABRUC

Reitora Angela de Mendonça Engelbrecht – PUC-Campinas
2ª Tesoureira ABRUC

Reitor Carlos Hassel Mendes da Silva – UniEVANGÉLICA
1º Secretário ABRUC

Reitor Martinho Luís Kelm – UNIJUÍ
2º Secretário ABRUC