“O futuro da educação não se faz sozinho”


“O futuro da educação não se faz sozinho”
V Fórum de Gestão e Inovação do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas debate o futuro da educação 

O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) promoveu, na tarde desta segunda-feira, 4 de setembro, o V Fórum de Gestão e Inovação do Comung - O futuro da educação: inovação, empreendedorismo e internacionalização. A universidade Feevale, em Novo Hamburgo, sedia o encontro, que proporciona, por meio de palestras com professores e pesquisadores, um importante debate sobre a educação. 

Na abertura do evento, o presidente do Comung e reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF), professor José Carlos Carles de Souza, destacou que o Consórcio trabalha olhando para o presente, mas atento ao futuro. Falou ainda sobre educação, inovação e gestão, e, principalmente, sobre a importância do debate acerca de ações para a melhoria do complexo educacional. “Vivemos um momento de dificuldades, com perda de alunos. Entretanto, estamos buscando conjuntamente soluções para essas questões, sem perder de vista o nosso futuro, avançando nesse panorama, para estarmos cada vez mais fortes e prestando um serviço cada vez mais relevante à educação”, destacou. 

O secretário Estadual de Educação, Ronald Krummenauer, também esteve presente no encontro, onde comentou que o Rio Grande do Sul já foi protagonista na revolução quantitativa da educação, mas que atualmente vive uma realidade diferente. “Em questão de qualidade, falhamos muito nos últimos anos, e, quando falamos de educação, não estamos falando da educação municipal, estadual ou mesmo das redes de universidade, mas sim do contexto todo. Nós, como sociedade, temos a obrigação de oferecer para os alunos uma educação de qualidade, e, para isso, a interatividade entre diferentes esferas, envolvendo universidades e redes de escolas, é absolutamente relevante”, disse. 

A reitora da Feevale, Inajara Vargas Ramos, falou sobre a felicidade de a universidade estar sediando o evento onde serão ministradas palestras sobre o desenvolvimento de práticas empreendedoras na área da educação, com cases nacionais e internacionais de instituições que mudaram seus paradigmas. “Esse Fórum foi preparado com muito carinho, foram meses de trabalho e dedicação para que possamos falar sobre as grandes questões que impactam nas nossas atividades no setor educacional universitário”, disse. 

O vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UPF, Leonardo José Gil Barcellos, também participou do evento, que ainda contou com a presença de outros gestores da Instituição e de demais universidades do estado, além de pesquisadores de programas stricto sensu, de parques tecnológicos, incubadoras e demais unidades que compõem ambientes de inovação. 

Aprender, desaprender e reaprender
A palestra de abertura “Futurismo, educação criativa, empreendedorismo”, foi proferida pelo professor de Futurismo do Trans-disciplinary Innovation Program da Universidade Hebraica de Jerusalém, Tiago Mattos. 

Mattos destacou a importância da curiosidade e da simplicidade para criar oportunidades, e falou sobre a necessidade de mudança, de quebra de paradigmas para a criação de novos meios e espaços para o processo de aprendizagem. “Os analfabetos do século XXI não são as pessoas que não sabem ler e escrever, mas as que não vão saber aprender, desaprender e reaprender. Quando a gente não aprende a aprender, a gente morre de medo de que a coisa que a gente saiba fique obsoleta”, afirmou. 

Comung
O V Fórum de Gestão e Inovação do Comung segue nesta terça-feira, 5 de setembro, com palestras e debates ao longo de todo o dia. O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), integrado por 15 instituições de ensino, é o maior sistema de Educação Superior em atuação no Rio Grande do Sul. As instituições que formam o Comung representam uma verdadeira rede de Educação, Ciência e Tecnologia que abrange quase todos os municípios do estado. O Consórcio oferece 1.465 cursos de graduação e pós-graduação para 189.224 mil alunos, atendidos por 8.735 professores e mais de 11 mil funcionários.

ASCOM UPF

Porto Alegre/RS | Avenida Ipiranga, 7464, Sala 511 | Condomínio Rossi Business Park | Bairro Jardim Botânico | CEP: 91530-000

Brasília/DF | Edifício Via Universitas - 4º andar - sala 03 | SEPN 516, Conj. D Lote 09 | Bairro Asa Norte | CEP: 70770-524

Contatos: Porto Alegre/RS:(51) 3516.9011 | Brasília/DF: (61) 3030.2206/(61) 3030.2200 |

Copyright © 2017 - Comung. Todos os direitos reservados. Login