977455f031b39f10107b29625368cf1f

Programação especial marca o Mês da Mulher na FIDENE/UNIJUÍ

O calendário internacional volta seu olhar à mulher nesse 08 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. Uma importante data que celebra as lutas, conquistas e o empoderamento da mulher na sociedade. Celebra também sua feminilidade, delicadeza, força e determinação.

Para homenagear suas colaboradoras (docentes e técnicas), a FIDENE/UNIJUÍ preparou uma série de atividades voltadas ao público feminino durante do mês de março. Nesta terça-feira, dia 08, iniciou o cronograma de eventos no Campus Ijuí, com a realização de oficinas e palestras – voltadas ao desenvolvimento do cuidado e do bem-estar no dia a dia, pessoal e profissional. Nos demais Campi, as atividades serão desenvolvidas na próxima semana.

As oficinas programadas tem como tema: Você sabe escolher seu hidratante?, a cargo da equipe da Farmácia Universitária; Atividade Física na Promoção da Saúde, coordenada pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT; Auto Maquiagem, com apoio do Espaço S Centro de Beleza; Avaliação de Pele e Hidratação, com o curso Tecnólogo em Estética e Cosmética; Conhecendo os rótulos dos alimentos e Meu lanche é saudável, coordenadas pelo Curso de Nutrição; Intimidade: posso me cuidar?, com o curso de Fisioterapia.

Também estão programados o Seminário “Gênero e História: a luta pelos direitos das mulheres” e o lançamento do Dicionário Crítico de Gênero, com Ana Maria Colling, programados para quinta-feira, dia 10, às 19h30, no Salão Azul da Biblioteca Universitária. A promoção é do Programa de Mestrado em Direitos Humanos e Museu Antropológico Diretor Pestana, com um conjunto de entidades apoiadoras.

Outra atração deste mês é a exposição “As mulheres que estão no mapa”, que segue até o dia 29 de abril, no Museu Antropológico Diretor Pestana. A exposição é composta por fotos e de uma breve biografia das mulheres que dão nome as ruas de Ijuí, acompanhadas de gráficos e comparativos que mostram a desigualdade de gênero no reconhecimento/homenagem a homens e mulheres tanto na nominação quanto no tamanho/importância das ruas.