4a452157662c7b8e2c25c093ec24650c

Reitora da Urcamp representa o Comung em ato solene no Palácio Piratini que lança o Termo de Colaboração para formação de professores estaduais e municipais do RS

Na última quarta-feira, 04, a Reitora da Universidade da Região da Campanha (URCAMP), professora Lia Maria Herzer Quintana, esteve no Palácio do Piratini, em Porto Alegre, juntamente com o Governador do Estado do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori e o Secretário de Estado da Educação, Ronald Krummenauer,  representando o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – Comung em ato solene da parceria firmada entre o Consórcio e a Secretaria Estadual de Educação.


O Termo de Colaboração 3162/2017, entre Comung e Seduc-RS, tem como objetivo realizar a formação de professores e coordenadores pedagógicos, estaduais e municipais, através de dois cursos: Formação Pedagógica para Professores e Formação Pedagógica para Coordenadores Pedagógicos. A meta é que 5.571 professores realizem a formação – no momento, há mais de 4.700 inscritos. As aulas iniciam em 30 de julho e se estendem até 28 de setembro, com encontros presenciais e a distância. O recurso destinado para o referido termo de colaboração, de aproximadamente R$ 4 milhões de reais, é proveniente da Consulta Popular 2016-2017, em que 10 Coredes elegeram como prioridade a formação de professores de 63 municípios gaúchos. 


No Comung, 11 Universidades (Urcamp, Unisc, Unisinos, UPF, Feevale, Unilasalle, Univates, URI, Unicruz, Unijuí e UFN) estão envolvidas neste projeto. Foi constituído um Grupo de Trabalho de professores e técnicos (administrativos, financeiros) dessas Instituições, que estão trabalhando desde setembro de 2017, na produção dos cursos, materiais, plataforma virtual, divulgação. Esse Grupo de Trabalho é coordenado por uma comissão organizadora, cuja presidente é a reitora Lia Maria Quintana.