f69c608f713deefd5f181ccdfa736227

Troca de experiências e novas visões sobre a educação pautam encontro do Comung

Reitores e gestores de parques tecnológicos das instituições que compõem o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) participaram nesta quarta-feira (05/07) de um encontro para troca de experiências. A atividade foi coordenada pelo presidente do Consórcio e reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF), José Carlos Carles de Souza, e pela diretoria do Comung. Também estiveram presentes o vice-reitor Administrativo da UPF, Agenor Dias de Meira Junior, e o gestor do UPF Parque, Charles Leonardo Israel. O encontro acontece na Tecnopuc, em Porto Alegre.
Segundo José Carlos, a ideia do encontro foi oportunizar um momento para que gestores de parques tecnológicos e polos de tecnologia das instituições que integram o Consórcio pudessem buscar exemplos e propor melhorias. “Ouvimos e recebemos a visita de dois professores que coordenam o Parque Tecnológico de Andalucía, em Málaga, na Espanha, e pudemos conhecer um pouco sobre as suas experiências. O evento também teve a intensão de promover uma conversa sobre a questão do ensino à distância, mas especificamente sobre o ensino híbrido, com os técnicos que nos darão informações e orientações sobre como podemos trabalhar nesse cenário”, ressaltou. 
A realidade do Parque de Andalucía foi apresentada pela coordenadora Sonia Palomo e pelo vice-reitor da Universidad de Málaga, Victor Manuel Heredia Flores. Em suas falas, eles apresentaram os desafios enfrentados até a consolidação do Parque e a importância de ações em parceria entre instituições para o desenvolvimento desses espaços.
À tarde, o foco voltou-se ao desafio das novas formas de ensino e à educação a distância nas instituições. De acordo com o reitor da UPF, somente com um trabalho conjunto será possível analisar a realidade e encontrar as melhores alternativas, tanto para as universidades quanto para os acadêmicos. “As instituições, de maneira geral, não estão preparadas e precisamos nos capacitar. O aluno que vem à Instituição hoje não quer apenas a possibilidade de ter aulas todas as noites de forma presencial, mas ele quer ver como a instituição oferece a alternativa para que ele possa, também, buscar a sua formação a distância”, destacou. A explanação foi feita pelos representantes do Grupo A de Educação, parceiros do Comung.
A atividade contou com reitores e vice-reitores das instituições que compõem o Comung, além de gestores de parques tecnológicos.
Fotos: Gelsoli Casagrande
Ascom UPF