8049d1e7114b39c1624e82e08fc86715

UCS cria Incubadora Social e Tecnológica e amplia incentivo à Economia Solidária

Iniciativa de apoio a projetos de Economia Criativa Solidária consolida incentivo da Universidade de Caxias do Sul ao Empreendedorismo Social, contribuindo para a geração e ampliação de trabalho e renda a grupos em situação de vulnerabilidade

Uma nova iniciativa da Universidade de Caxias do Sul visa contribuir com o desenvolvimento econômico e social da região. Vinculada à Pró-Reitoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, a Incubadora Social e Tecnológica (IST-UCS) nasce com a finalidade de promover, articular e executar projetos de incubação de negócios sociais – os empreendimentos de Economia Solidária – e de criar tecnologias sociais a partir de demandas locais e da região de abrangência da UCS.

A Incubadora visa identificar e caracterizar empreendimentos solidários e sua constituição na perspectiva da economia solidária, além de analisar e apoiar processos de produção e de comercialização. Entre os suportes oferecidos estarão assessoria, consultorias e treinamentos para o desenvolvimento de capacidades técnicas, administrativas e educacionais. “Os empreendimentos poderão receber suporte desde a criação até o desenvolvimento da autonomia de gestão, produção e comercialização de produtos”, informa a coordenadora da IST-UCS, a professora Ana Maria Paim Camardelo.

A proposta volta-se a grupos em situação de vulnerabilidade e risco social e em processo de organização de trabalhos coletivos solidários, a fim de contribuir na geração e ampliação de trabalho e renda. Serão acolhidos negócios de diversas áreas, da comunidade local e da região de abrangência da Universidade, com potencial para a autogestão, interessados em consolidar sua atividade, alcançar autonomia e independência. São exemplos de empreendimentos sociais as associações de catadores de materiais recicláveis, de artesãos, projetos culturais, agroindústrias e agricultura familiar, entre outros.

Além de subsidiar iniciativas com foco no desenvolvimento local, a Incubadora Social e Tecnológica articulará as dimensões de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica da Universidade, ao envolver acadêmicos de graduação e pós-graduação, de áreas como Administração, Economia, Enfermagem, Direito, Serviço Social, Engenharia, Arquitetura, Ciências Contábeis, entre outras. Assim, constituirá também um espaço de integração dos acadêmicos ao universo do trabalho, possibilitando a realização de atividades conectadas com o mercado.

Como instância com foco no empreendedorismo social, a IST-UCS também estará inserida no Ecossistema Empreendedor da Universidade, integrando as ações e projetos que compõem o Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação – TecnoUCS. Desta forma, a Incubadora vai contar com o suporte das estruturas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da UCS para criar e conduzir projetos geradores de inovação em sua área de atuação.


Relevância Social

A proposta emergiu de inúmeros projetos realizados pela instituição com grupos em situação de vulnerabilidade e risco social em busca de enfrentamento de problemáticas econômicas e sociais. “A partir deles, identificou-se a necessidade de fortalecer formas associativas econômicas solidárias para a qualificação de processos produtivos, reconhecendo e aprimorando tecnologias sociais utilizadas com vistas ao desenvolvimento sustentável”, explica Ana Maria.

Para a professora, a Incubadora tem um caráter comunitário e de alta relevância social, na medida em que constitui um meio de integração entre comunidade e Universidade, de construção da cidadania e de desenvolvimento social, científico-tecnológico, econômico, cultural e ambiental. “São inúmeros os impactos previstos pelas atividades da Incubadora Social da UCS, especialmente no que se refere à profissionalização, à geração de trabalho e renda, à educação ambiental e ao desenvolvimento econômico e social como um todo”, projeta.

A IST-UCS funcionará junto ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Sociais da UCS, no Bloco 58, e o acesso da comunidade aos serviços se dará a partir de processos regulados por editais. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3218.2493 e 3218.2759.

Área de Imprensa e Mídias Digitais
Assessoria de Comunicação 
Fones: (54) 3218-2486 | (54) 3218-2255