f329640c4517652179f6c6415e9086b8

UCS promove Seminário de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social

Atividades irão tratar sobre a “Sustentabilidade: desafio ou necessidade?”


Consolidar a integração de instituições de ensino, indústria e governo em um programa orientado para o desenvolvimento e fortalecimento da tecnologia, inovação e desenvolvimento socioambiental está entre os objetivos do Seminário de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social que a Universidade de Caxias do Sul promoverá na próxima semana, de 30 de maio a 1º de junho. Nesta terceira edição, o tema se concentra na “Sustentabilidade: desafio ou necessidade?”.

Segundo a professora Neide Pessin, coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e organizadora do Seminário, “com foco na disseminação de conhecimento, no fomento de ideias e na promoção de debates, a programação do evento é composta por um número expressivo de palestras e minicursos. O mérito da atividade se dará com a promoção de discussões técnicas e científicas que contribuam para ampliar as competências dos profissionais participantes, especialmente por meio da interação de diferentes áreas. Espera-se também refletir a respeito dos desafios tecnológicos, sociais e ambientais, sensibilizando nossos estudantes frentes às responsabilidades profissionais e a adoção de ações de sustentabilidade como forma de inovação e desenvolvimento da sociedade”.

O Seminário de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social é uma promoção do Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia, centro responsável por cursos de graduação e de pós-graduação nas áreas de Engenharia, Informática,Tecnologias, Física, Química e Matemática. “Em sua terceira edição, o intuito é de promover a participação tanto da comunidade acadêmica, estudantes e professores, técnicos e gestores de outras instituições de ensino, dos setores da indústria e do comércio, de empresas públicas e privadas. Espera-se superar o feito da edição anterior, onde o evento contou com mais mil participantes”, salienta Neide.

A programação completa do Seminário pode ser conferida pelo site www.ucs.br, no link Eventos.


Palestra destaque

Na segunda-feira, dia 30, a palestra destaque do evento acontece às 20 horas, no UCS Teatro, com Maria Elizete Kunkel (da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP), sobre “Inovação em Tecnologia assistiva para enfrentar a crise econômica atual”. A palestrante é professora Adjunta de Engenharia Biomédica, em São José dos Campos (SP). Graduada em Física pela UFC, especialista em Jornalismo Científico pela UNICAMP, mestre em Bioengenharia pela USP e PhD em Biomecânica pela Medizinischen Fakultät der Universität Ulm, Alemanha. Trabalhou oito anos com ensino e pesquisa na Alemanha, no Instituto de Robótica Médica em Braunschweig e no Instituto de Pesquisa em Biomecânica em Ulm. Atualmente coordena o Grupo de Biomecânica e Forense da UNIFESP desenvolvendo pesquisas na área de Tecnologia Assistiva (próteses, órteses e cadeira de rodas) e coordena o Programa Mao3D de Protetização e Reabilitação de Amputados na Região do Vale do Paraíba, em parceria com o Centro de Reabilitação Lucy Montoro.

Informações pelo site http://www.ucs.br/site/eventos/3-seminario-de-tecnologia-inovacao-e-desenvolvimento-social/.


Olimpíada de Integração

No sábado, dia 4 de junho, em continuidade ao Seminário, acontece, no Bloco 46, a 3ª Olimpíada de Integração dos Estudantes, a “Olímpicos”, promovida, organizada e desenvolvida pela equipe do projeto Ciências e Matemática: aprendizagem ativa por projetos e problemas (CienMat), vinculado ao Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática.

Além de propiciar uma integração lúdica entre os estudantes, a Olímpicos promove uma iniciação em metodologias ativas de aprendizagem por projetos ou problemas interdisciplinares a serem resolvidos em equipes. Num trabalho colaborativo, os participantes vivenciam momentos de pesquisa, decisão, troca e construção de conhecimentos.