0eba780de3c3316fbd51f0bfcb103d10

UCS – Referência no atendimento oncológico aos pacientes do SUS, UNACON completa dois anos

Unidade no Hospital Geral realizou, somente no ano passado, mais de 15 mil atendimentos na quimioterapia

Desde a sua inauguração, em maio de 2014, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia – UNACON do Hospital Geral é referência no atendimento oncológico para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de toda a região, abrangendo os 49 municípios da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde. Com uma estrutura que se equipara aos grandes centros oncológicos do país, inclusive de atendimento privado, a UNACON oferece, numa estrutura de 3.314 m², atendimentos que alcançam altos níveis de qualidade na assistência, associando a tecnologia de seus equipamentos com a grande qualificação de seus profissionais, que buscam por meio do estudo e pesquisa, os melhores tratamentos para a doença.

Em 2015 foram mais de 15 mil atendimentos na quimioterapia (tratamentos de quimioterapia, consultas, revisões) e mais 18 mil sessões de radioterapia; 924 novos pacientes na quimioterapia e 680 novas consultas na radioterapia.

A oncologia do HG, antes da inauguração da nova estrutura, atendia cerca de mil pacientes em tratamento quimioterápico, mensalmente. Com a UNACON, a capacidade de atendimento dobrou. E o tratamento de radioterapia – que até então era oferecido somente fora de Caxias do Sul, obrigando os pacientes a viajarem para realizar o tratamento – passou a ser ofertado na cidade. Assim, a fila de espera para a radioterapia, que era de cerca de 90 dias para início do tratamento, com 137 pacientes em espera, hoje não existe mais: por dia, no Acelerador Linear da UNACON são atendidos uma média de 70 pacientes.

Para o coordenador médico da UNACON, professor André Reiriz, “o avanço tecnológico e estrutural da Unidade colocou nossa região em posição de destaque e reconhecimento nacional, não só por corrigir as dificuldades de acesso à radioterapia, mas também por oferecer assistência integrada de todos os profissionais que fazem o tratamento do câncer, priorizando postura científica e humana impecável”.

Geraldo Freitas, coordenador administrativo, adianta que a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia com Radioterapia do Hospital Geral “oferece à rede pública, através da Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul, consultas médicas especializadas, atendendo as demandas do município e região. Mensalmente, 120 novos pacientes são atendidos para acesso aos tratamentos de quimioterapia e radioterapia. Não temos fila de espera para tratamento de câncer em nosso município, motivo de grande orgulho para toda comunidade”.


Na UNACON funcionam consultórios médicos, salas de atendimentos das equipes multiprofissionais, enfermarias, salas para aplicação de quimioterápicos adultos e infantis, sala de radioterapia e sala de recreação infantil. Além da estrutura ambulatorial, os pacientes ainda contam com um moderno centro cirúrgico, uma unidade de internação oncológica adulta, uma unidade de internação oncológica pediátrica e a unidade de conforto sintomático – especialmente equipada para o atendimento paliativo aos pacientes oncológicos.

Atendimento humanizado

Oferecer um atendimento humanizado é uma das preocupações do Hospital Geral, que inaugurou no ano passado, a Unidade de Conforto Sintomático, única em toda a região. Essa unidade tem como objetivo oferecer mais privacidade ao paciente e familiar e um atendimento por profissionais capacitados e especializados, proporcionando maior conforto ao paciente em tratamento paliativo. A unidade fica situada na área de internação oncológica, e conta com dois leitos especialmente equipados para atender as necessidades deste paciente. Outro diferencial importante é a ambientação do quarto, com paisagens de natureza e roupas de cama na cor verde, tudo pensado para proporcionar uma sensação de tranquilidade.

As áreas de Oncologia Pediátrica também foram idealizadas para oferecer uma assistência mais humanizada para os pequenos que necessitam os serviços ambulatoriais ou de internação. Os ambientes foram decorados com motivos infantis e lúdicos, estimulando a criatividade e possibilitando um ambiente menos traumático para as crianças.

No serviço de radioterapia da UNACON, os equipamentos são de alta complexidade e, por isso, o prédio conta com uma estrutura física específica. O Acelerador Linear é um equipamento que produz feixes de raios X e elétrons com alta energia, que são utilizados para tratamento de vários tipos de tumores benignos e malignos, e também de algumas lesões de pele. O aparelho foi instalado em uma sala com paredes de concreto de alta densidade e funciona como um tubo de raios X convencional, porém produz radiações com energia mil vezes superior.

História

A construção da UNACON iniciou em novembro de 2012. O projeto da obra foi aprovado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear, pela Vigilância Sanitária e pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA). Por meio do projeto EXPANDE do INCA, que tem como objetivo a ampliação da assistência oncológica no Brasil, em parceria com o Estado e o município de Caxias do Sul, o Ministério da Saúde destinou recursos para a construção da área física. A obra teve um custo de R$ 5,1 milhões, sendo que o valor de 3,7 milhões foi repassado pelo Ministério da Saúde, e o valor restante pelo Governo do Estado. Os equipamentos foram doados pelo Governo do Estado, por meio do Ministério da Saúde.