9c175b1433093f1b755629fc86dd36e4

UNICRUZ – Desafio das Engenharias

Professores da Unicruz aproveitam quadro branco no corredor para lançar testes de raciocínio lógico; objetivo é estimular alunos

Um corredor do Prédio 13 do Campus ganhou um novo elemento extracurricular. No andar mais abaixo, onde acontecem as aulas dos cursos das Engenharias Ambiental e Sanitária, Civil e de Produção da Unicruz, docentes têm preenchido semanalmente um quadro branco com questões de raciocínio lógico. O chamado Desafio das Engenharias faz parte do Laboratório de Ideias, projeto institucional que visa criar metodologias alternativas de ensino. No intervalo das aulas, estudantes se juntam para tentar desvendar as perguntas.

“Grandes universidades americanas, como MIT [Instituto de Tecnologia de Massachusetts] e Harvard, têm a tradição de propor desafios para os alunos no quadro e deixar que eles resolvam naturalmente. Pensei: ‘por que não na Unicruz também?’. No começo, os alunos ficaram um pouco acanhados, mas agora começaram a pegar gosto. Já estão trabalhando em grupo e têm surgido soluções fantásticas”, explica o professor Ricardo Lauxen, um dos responsáveis por preencher os enunciados. O docente ainda criou um sistema de recompensas para os alunos. “Para cada acerto, eu pago um café”, brincou.

Todos os desafios lançados até o momento foram solucionados pelos acadêmicos. Em alguns deles, o trabalho coletivo fez a diferença. “Além de estimular o nosso raciocínio, conseguimos nos envolver com outras turmas. Os grupos vão se formando no corredor e todo mundo quebra a cabeça para tentar resolver”, conta a graduanda do 4º semestre de Engenharia Civil, Larissa Farias Erthal.