42137a4384df262ec7ffc05c8bfe1be1

UNIJUÍ participou de mobilização para combater mosquito Aedes aegypti em Ijuí

Universidade, que integra Comitê Municipal de Combate ao Aedes Aegypti em Ijuí, esteve representada por um grupo de funcionários que atuou de forma voluntária no mutirão realizado sábado contra o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

No sábado, 13, ocorreu uma grande ação de combate ao Aedes aegypti em Ijuí. O mosquito é transmissor do vírus da dengue, zica echikungunya. Participaram do Dia D, 175 militares e 180 civis. A UNIJUÍ esteve representada por um grupo de funcionários que participou do mutirão.

Segundo dados divulgados pela Prefeitura Municipal, durante a ação foram visitadas 8.085 residências e empresas, sendo que em outras 3.588 foi feita panfletagem de material de orientação e 1.675 locais estavam fechados. No mesmo dia, a Vigilância Sanitária atendeu a 13 denúncias, sendo que destes locais três foram notificados, um deles foi feita ação imediata e outro foi encaminhado ao Ministério Público. Também foi feito bloqueio em cerca de 15 quarteirões por meio de inseticida, nas redondezas das residências de duas pessoas que tiveram confirmação de dengue na semana que passou.

A UNIJUÍ integra o Comitê Municipal de Combate ao Aedes Aegypti, juntamente com outras entidades do município, com o objetivo de promover ações em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde no combate ao mosquito na cidade. Segundo o Chefe do Núcleo de Gestão Ambiental e Biossegurança da UNIJUÍ, João Lucas Pereira dos Santos, o grupo de funcionários que participou de forma voluntária no mutirão acompanhou as atividades desenvolvidas nos 12 setores organizados pelo Comitê, percorrendo o centro e demais bairros do município, realizando a entrega de informativos sobre a campanha e orientando sobre a necessidade de prevenção.