be8acc5defaeb0c4e83027ade09d80f3

Unijuí realiza Formação para professores de municípios do COREDE Missões

A UNIJUÍ, juntamente com outras 11 instituições do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – Comung, está desenvolvendo uma formação para professores e coordenadores pedagógicos das Escolas de Educação Básica dos municípios que elegeram a formação Continuada na Consulta Popular 2016-2017, coordenada pelos COREDES. Dez Conselhos Regionais de Desenvolvimento priorizaram esta demanda: 63 municípios, 20 CRE’s e 11 Universidades Comunitárias estão envolvidas no processo de formação.

A UNIJUÍ, neste processo, está atendendo diretamente cinco municípios da área de abrangência do COREDE Missões: Caibaté, Giruá, Guarani das Missões, Entre-Ijuis e Sete de Setembro . A professora Iselda Sausen Feil, representa a Universidade junto ao COMUNG para a organização de todo processo de formação, coordena os cursos que estão acontecendo na região.

Para atender esta demanda, dois cursos de 60 horas, desenvolvido nas modalidades presencial e EAD, foram organizados: “Gestão e planejamento Escolar na Educação Básica” e “Formação continuada para professores”.

Para viabilizar a interlocução entre os dois cursos, eles foram pautados pelos mesmos princípios, mesma metodologia e pelos mesmos eixos formativos. Pautados na tríade aprendizagem, metodologia de ensino e avaliação, eles têm duração de 40 horas, organizados da seguinte maneira:

Eixo I: Aprendizagem como condição humana e o sujeito do conhecimento: Saberes inerentes ao processo educativo

Duração – 8 horas

Eixo II- com duração de 20 horas: Organização, Planejamento e Acompanhamento da Ação Educativa

EIXO III- Avaliação: saberes docentes…[avaliação como instrumento de planejamento das práticas pedagógicas.

WEBCONFERÊNCIA:

Durante cada Eixo acontecerá uma webconferência. Neste mês de agosto, está acontecendo o Seminário de Abertura em todos os municípios. “O objetivo é contextualizar a proposta e, principalmente, constituir um espaço de reflexão acerca dos desafios de ser professor/gestor de escola e pedagógico nos tempos atuais: seus desafios e possibilidades, enfatizando a aprendizagem como condição humana”, observa a professora Iselda.

No encontro estão sendo desenvolvidas ocorre a contextualização da proposta pedagógica do Processo de formação pela coordenara pedagógica representante da UNIJUÍ; explicação da estrutura e funcionamento da plataforma e uma palestra interativa enfatizando os conceitos básicos norteadores do processo/dinâmica do processo de formação, coordenadas pelos professores doutores Paulo Fensterseifert e José Pedro Boufleur, do Departamento de Humanidades e Educação da UNIJUI e do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, mediadas pela professora Iselda Sausen Feil.

Após este Seminário iniciará a formação EAD. Concluída esta etapa, acontecerá novamente um Seminário: “este encontro tem o objetivo de retomar o processo, sistematizar e compartilhar experiências, tendo como temática Inovação e educação: Desafios e possibilidades para uma educação universal de qualidade”, complementa a professora Iselda.