94c2d433ba018674a6bc9058f4afa7c9

Unisc inicia nova turma do curso de Pedagogia/Parfor

Na última sexta-feira, dia 4 de março, a Unisc abriu suas portas para a quinta turma do curso de Pedagogia do Programa Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica (Parfor). Com 55 estudantes matriculados, a nova turma frequentará o curso de Pedagogia pelos próximos quatro anos, com aulas às sextas-feiras à noite e aos sábados manhã e tarde. Além das aulas, os alunos terão acesso a toda a infraestrutura que a Unisc disponibiliza, como laboratórios, biblioteca, cursos e programas específicos de formação, viagens de estudos, entre outros, sem pagar nada por isso.

Os novos estudantes foram recebidos de forma solene, na sala 101 da Unisc, pelo pró-reitor de Graduação, Elenor José Schneider; pelo chefe do Departamento de Educação, Felipe Gustsack; pela coordenadora do curso de Pedagogia/Parfor, Ieda de Camargo; pelo coordenador institucional do Parfor na Unisc, Renato Nunes; e por professores do curso de Pedagogia. Após a apresentação da Instituição e do Parfor aos alunos, houve uma confraternização de acolhida na sede da Associação dos Docentes da Unisc (Adunisc).

Segundo Nunes, o programa é proposto pelo Governo Federal, capitaneado pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com as universidades públicas e comunitárias. “O Parfor visa à formação de professores que já estão atuando no magistério público, estadual ou municipal, e que ainda não possuem um curso de licenciatura, como é o caso dos estudantes que iniciaram as aulas na sexta-feira”, apontou o docente.

Na modalidade Parfor, o aluno não paga por seus estudos, pois o MEC entende a necessidade e a importância de formar professores para a educação básica por ser essa uma demanda da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. “A Unisc já formou cerca de 100 docentes no curso de Pedagogia/Parfor. Há mais duas turmas em andamento: uma de Pedagogia e outra de Filosofia, essa com formatura prevista para dezembro deste ano. No total são seis turmas, com mais de 200 estudantes atendidos”, destacou Nunes.