5ff22bab545cec1a38eb89e507332530

UPF é convidada a integrar a União Latino-Americana de Extensão Universitária

Vice-reitora da UPF representou a Instituição no Congresso Latino-Americano de Extensão Universitária, na Nicarágua. Em assembleia, apresentou o trabalho realizado nas Jornadas de Extensão do Mercosul e recebeu o convite para integrar a Uleu

A extensão universitária foi amplamente debatida entre os dias 5 a 9 de junho no XIV Congresso Latino-Americano de Extensão Universitária e II Congresso Centro-Americano de Vinculação Universidade Sociedade, que foi realizado em Manágua, na Nicarágua. A vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Bernadete Maria Dalmolin, representou a UPF no Congresso, que contou com a presença de 18 países, tais como Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai.

O evento é uma organização da União Latino-Americana de Extensão Universitária (Uleu), associação que desenvolve vários projetos em conjunto, fortalecendo o intercâmbio entre os países da América Latina e Caribe. Anterior ao início do Congresso, no dia 3 de junho, a Uleu realizou uma assembleia, na sede da Universidade Nacional de Manágua. Na oportunidade, a UPF, juntamente com a Unicen, foi convidada para apresentar as Jornadas de Extensão do Mercosul, e, em reconhecimento ao trabalho realizado pelas duas universidades em prol da Extensão Universitária, as mesmas foram convidadas para integrar a associação latino-americana, proposta aprovada por unanimidade pelas associadas.

Para a vice-reitoria, o ingresso na Uleu oportuniza um espaço de intercâmbio com o que há de melhor em extensão na América Latina, especialmente rica pela sua diversidade cultural dos povos. “Esse ingresso possibilita uma aproximação e uma ampla troca em termos de conhecimento do que se faz de extensão, o aprimoramento teórico e o compartilhamento de estudos e ações. A rede tem a função de fomentar as articulações, em todos os sentidos”, aponta ela.

O histórico da extensão universitária na UPF é antigo, porém, há pouco mais de sete anos esse processo foi ressignificado e se intensificou, ampliando as relações e convênios. Durante o evento, a vice-reitora identificou que a extensão da UPF se iguala a dos países que compõem a Uleu e que estão há bastante tempo organizados, desenvolvendo um trabalho coletivo. Para ela, isso reflete a qualidade do trabalho da UPF. “É importante olhar outros pares e avaliar nossa posição nesse cenário. Participar dessa assembleia nos deu essa percepção, de que estamos no caminho certo. Há países que avançaram muito na educação integral e na transversalidade no ensino, pesquisa e extensão e nós temos um planejamento para qualificar esse processo nos próximos anos já garantido no PDI”, aponta Bernadete, destacando que o convite também reconhece as ações que são feitas na Instituição e o seu comprometimento com a comunidade.

Durante a assembleia da Uleu, foi relatado o trabalho realizado em relação a Extensão Universitária Latino Americana, como a Escola de Verão – imersões com o objetivo de realizar uma experiência teórico prática baseada na concepção de extensão crítica e integralidade que contribua para a formação de docentes e estudantes de universidades latino-americanas. Além disso, foram abordados outros temas, como a realização de uma especialização em Extensão, a Red de Observatórios, a pesquisa “Glosário de Extension da America Latina e Caribe” e os intercâmbios realizados entre as Universidades parceiras, todas ações que a UPF passa a integrar com o ingresso na União.

Jornada de Extensão do Mercosul
Uma promoção conjunta entre a UPF e Universidad Nacional del Centro de la Província de Buenos Aires, a Jornada de Extensão do Mercosul busca intensificar ações extensionistas como forma de mobilização produtiva e democrática do território e construir mecanismos de fortalecimento de redes intrainstitucionais e interinstitucionais, ampliando o fluxo de informações e comunicações no âmbito do Mercosul. A próxima edição será realizada na última semana de abril de 2018 em Tandil, na Argentina, com apoio da Uleu. “A razão de fazer na Argentina deve-se à programação especial que está sendo preparada pelos 100 anos da reforma universitária de Córdoba, quando o fazer extensionista foi ressignificado. Nesta edição, incluiremos estudos prévios em espanhol, preparação coletiva do programa e outras atividades na Red de Extension da América Latina e Caribe, impulsionada pelo Fórum dos Estudantes Extensionistas da UPF”, explica Bernadete.

Congresso de Extensão Universitária
Durante o Congresso, Bernadete participou mais ativamente no grupo de trabalho que debateu sobe “Hierarquização da extensão universitária”, onde foram abordados temas relativos à extensão no currículo, comunicação e difusão, integralidade das funções acadêmicas, gestão da extensão universitária, extensão na função do docente, aportes à gestão universitária, entre outros. Dentre as discussões, ela ressalta que as instituições relatam distintas experiências de curricularização e os ganhos acadêmicos dessas experiências, tanto para os alunos, quanto para os professores e comunidades. “Percebi que a UPF está em sintonia com as experiências latino-americanas”, conclui a vice-reitora.


Assessoria de Comunicação UPF