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UPF sedia encontro do MBA em Gestão de Instituições de Ensino Superior do Comung

Qualificar
os gestores das instituições que integram o Consórcio das Universidades
Comunitárias Gaúchas (Comung) para os desafios que se apresentam às
universidades perante os novos e futuros cenários foi o objetivo proposto pela 3ª
edição do MBA em Gestão de Instituições de Ensino Superior. A formação iniciou
no segundo semestre de 2015 e reuniu representantes das 15 instituições
integrantes do Comung, os quais, ao longo de dois anos, se capacitaram, desenvolvendo
habilidades de liderança, de empreendedorismo, de inovação e de gestão.

 

A
conclusão da formação se deu nesse domingo, dia 10 de dezembro, na Universidade
de Passo Fundo (UPF), oportunidade em que foi lançado o livro “Desafios da
gestão universitária III”, que congrega os trabalhos produzidos no curso. Após
a solenidade de certificação dos concluintes do MBA em Gestão de Instituições
de Ensino Superior, foi realizado um jantar de confraternização.

 

Concluindo
as atividades, nesta segunda-feira, dia 11 de dezembro, foi realizado um
seminário denominado “Encontro do MBA em Gestão de Instituições de Ensino
Superior do Comung”. O evento contou com a participação do reitor da UPF e
presidente do Comung, professor
José Carlos Carles de Souza, e com uma
conferência do
presidente
da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc), João Otávio
Bastos Junqueira.

 

Na
oportunidade, foi realizada a apresentação de dados do grupo de pesquisa
Identidade x Imagem institucional das universidades comunitárias no sul do
Brasil, realizado em parceria pela UPF, UCS, Univali, Unesc e o Instituto de
Educação da Universidade de Londres (IOE). Um fórum debateu o tema “Os rumos
das IES Comunitárias” e foi realizada uma assembleia de reitores do Comung com
a participação do presidente do Sindiman, Oto Roberto Morschbaecher.

 

Formação e qualificação

O curso
de MBA em Gestão de Instituições do Ensino Superior nasceu da percepção das instituições
comunitárias a respeito da necessidade de formação e qualificação dos seus
gestores, com uma proposta que propicia uma visão ampla e integrada sobre a
gestão universitária no contexto das transformações educacionais mundiais e que
considera a natureza da universidade comunitária. A coordenação do curso é da
Universidade de Caxias do Sul (UCS)
e a primeira edição foi realizada
entre 2011 e 2013; a segunda, entre 2013 e
2015; e a terceira edição, entre 2015 e 2017.

 

Para o
presidente do Comung e reitor da UPF, o Consórcio tem se preocupado com a
gestão das 15 instituições que compõem o Comung e o encontro está relacionado
ao momento atual. “Hoje, é necessário que estejamos preparados para a gestão
das universidades, em razão do contexto e da conjuntura que nos cerca, o que
exige daqueles que estão à frente das instituições uma postura diferenciada.
Deixamos de fazer a gestão romântica da universidade pela universidade, para
termos uma visão mais pragmática e direcionada no resultado daquilo que
precisamos, sobretudo dos resultados acadêmicos”, ressalta José Carlos. O MBA, segundo
ele, vem exatamente no contexto de formar profissionais para estarem à frente
da alta gestão das instituições.

 

Conforme
o presidente da Abruc, o momento atual exige que as universidades comunitárias
possam olhar para dentro, para seguir prestando um serviço de excelência na
educação superior e com o envolvimento comunitário na prestação de serviços,
uma característica dessas instituições. “O caminho é a união. Precisamos
articular para conseguirmos fazer juntos o que for em comum. Encontros como esse
são fundamentais para que as pessoas se encontrem e troquem experiências”,
afirmou.

 

Ampliando a visão de gestão


participaram, como alunos do curso, 88 gestores das instituições pertencentes
ao Consórcio. Além da formação intelectual e da troca de experiências entre os
participantes, o curso contou com um módulo internacional, um espaço de
observação das práticas desenvolvidas em instituições de ensino superior internacionais
conceituadas em ensino, pesquisa e inovação. Nesta edição, o módulo levou os
alunos ao Canadá, onde puderam conhecer as diferentes realidades culturais e
organizacionais e comparar diferentes experiências no exterior em relação ao
que vem sendo praticado nas instituições comunitárias gaúchas.

 

Da
UPF, participaram do MBA a vice-reitora de Graduação, Rosani Sgari, e o vice-reitor
Administrativo, Agenor Dias de Meira Junior. A iniciativa de fazer o
encerramento do curso em Passo Fundo se deu por parte dos vice-reitores e pelo
desejo expresso dos demais participantes do curso em conhecer a UPF.

 

Conforme
o vice-reitor Administrativo da UPF, a formação proporciona uma visão geral da
instituição de ensino superior comunitária. “É possível avaliar aspectos de
gestão e acadêmicos da universidade, uma contribuição grande para quem atua
como gestor. Além disso, ocorre um networking importante, que se configura como
uma oportunidade de conhecer outros gestores e trocar conhecimento”, avalia.

 

Para
Rosani, o MBA representa crescimento, inserção no mundo das instituições de
educação superior, que rompe os muros internos. “Muitas vezes, os gestores
estão tão centrados nos desafios do cotidiano que se distanciam das questões estratégicas
pertinentes às instituições. Ter esse conhecimento nos vincula à realidade,
para entender qual a universidade possível num cenário como esse e perceber quais
as inspirações recebemos nas visitas que fazemos a diferentes universidades”,
destaca ela, enfatizando que foram aprendizagens significativas que impactaram nas
ações já implementadas na área de graduação da UPF. “Foram dois anos de estudos
intensos e significativos”, disse.

 

Fotos: Gelsoli Casagrande