5b78d3b8da687e86079f452e9af97e11

Urcamp retoma Gabinete Móvel da Reitoria

O Campus de Alegrete foi o primeiro a receber a equipe de gestores da Urcamp nesse primeiro semestre de 2016. A ideia é retomar o projeto Gabinete Móvel, que iniciou em 2012, quando a Reitoria começou a se deslocar até os Campus com o intuito de aproximar e unificar as questões internas e acadêmicas da Universidade.

Além da presença da Reitora Lia Quintana, o gabinete contou com o reforço dos pró-reitores da Universidade. O encontro reuniu também as lideranças do Campus de Alegrete e professores.  

 

Organização Acadêmica

Um dos temas mais importantes tratados durante a visita à Alegrete foi a negociação que a Urcamp vem fazendo nos últimos anos para alterar a organização acadêmica da Instituição, para que passe de Universidade para Centro Universitário. O meio mais viável atualmente de atender, enquanto entidade privada, às exigências e necessidades do Ministério da Educação. A Urcamp já apresentou projeto ao Governo Federal em que busca este recredenciamento.

De acordo com a Pró-Reitora de Pós-graduação, Inovação, Pesquisa e Extensão Elisabeth Drumm, o próximo passo para concretizar a reorganização acadêmica é a organização de documentos internos referentes ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). “Temos que unificar os processos e por isso vamos até os Campi, com o intuito de organizarmos ainda mais a nossa estrutura interna e assim estarmos realmente preparados para receber uma avaliação do Ministério da Educação”, pontua a professora.  

 

Encaminhamentos

O encontro com os Campi também prevê encaminhamentos internos de temas como plano estratégico, projeto político pedagógico, projetos pedagógicos de curso, relatórios institucionais e mapeamento de processos, além da reestruturação do estatuto da Fundação Átilla Taborda (FAT).

 

Reunião com coordenadores de cursos

 

O primeiro em Alegrete também reuniu os coordenadores de cursos e superintendência acadêmica do Campus, onde a Pró-reitora Acadêmica Virgínia Dreux e a Assessora Acadêmica Viviane Gentil, trataram de assuntos relacionados aos projetos pedagógicos e projetaram ações para o segundo semestre de 2016. “A gestão assumiu o compromisso de se reunir periodicamente com os coordenadores e ir até os Campi com o intuito de ouvir as demandas, primando sempre pela qualidade dos cursos”, destaca Virgínia Dreux.

O grupo ainda tratou sobre a possibilidade de um estudo para detectar as possibilidades e potencialidades da cidade para a implantação de novos cursos técnicos e tecnólogos.

 

Confraternização

Em Bagé a Reitoria implantou, desde o início de 2016, o café integrador. Quinzenalmente, professores e funcionários se reúnem para participar de um café como forma de integrar e unir os setores da Instituição. Neste Gabinete Móvel o primeiro café também foi realizado, nos mesmos moldes de Bagé, em Alegrete. A Reitora Lia Quintana diz que a intenção é congregar. “Nós passamos a maior parte do nosso tempo aqui dentro da Urcamp do que com nossas famílias, então é fundamental que a gente tenha também um ambiente de trabalho mais leve, onde a gente possa conhecer melhor nossos colegas e assim construirmos um ambiente de trabalho ainda melhor e mais saudável”, explica.

Lia Quintana resumiu o que representa o Gabinete Móvel nessa edição. “Conversar, saber o que cada Campus precisa, nos aproximar dos nossos colegas e sentir as necessidades de cada lugar”.

Nesta sexta-feira, 13, o Gabinete Móvel da Reitoria segue para o Campus de Sant’ana do Livramento.