cdf58986aa80f9f7ebb50ed0275f2a7b

URI – Curso de Agronomia presente em mais um evento de caráter estadual

O professor Paulo Sérgio Gomes da Rocha, responsável pela área de fruticultura do Curso de Agronomia da URI, participou do XXI Ciclo de Palestras sobre Citricultura do Rio Grande do Sul. O evento ocorreu nos dias 18 e 19 de maio na cidade de Liberato Salzano. 

O encontro reuniu alunos, produtores, professores, pesquisadores e técnicos, além de representantes de várias entidades do país, como EMATER, FEPAGRO, MAPA e Universidades. 

Visitas técnicas a pomares de citros e palestras sobre diversos temas envolvendo essa cultura marcaram a programação desenvolvida pelo evento. Dentre os temas abordados e discutidos, a nutrição de citros; manejo de plantas de cobertura em pomares; ampliação do período de colheita de laranjas; controle de ácaros e cochonilhas, entre outros.

As condições edafoclimáticas do Rio Grande do Sul, de um modo geral, são apontadas como bastante favoráveis para a produção de citros de mesa por favorecer a síntese de pigmentos, os quais contribuem para a coloração mais acentuada da casca e suco da fruta. O encontro concluiu que, embora os frutos que se destinam ao consumo in natura exijam maiores cuidados com o controle de pragas e doenças, o preço alcançado com a fruta para a mesa é superior ao valor daquelas destinadas à extração de suco.