29b69620d54eae2b7cef68ac1762b7f9

URI – Mestrado em Ecologia participa de projeto internacional

Pesquisador e estudantes do Mestrado em Ecologia da URI Erechim estão participando de um projeto em rede internacional para avaliar os efeitos de plantios de eucalipto sobre a qualidade dos recursos hídricos globais. Coordenado pela Universidade de Coimbra, de Portugal, o projeto conta com a participação de pesquisadores de 13 países. O objetivo principal é avaliar os efeitos negativos da remoção das matas ciliares e sua substituição por plantios de eucalipto. 

De acordo com o professor Luiz Hepp, que coordena os trabalhos no Laboratório de Biomonitoramento, a participação da URI neste projeto permite que a Instituição amplie suas redes de cooperação internacional, o que qualifica ainda mais a formação dos estudantes. Sob o ponto de vista científico, o professor destaca que “o aumento do conhecimento sobre a remoção da vegetação que circunda os rios da região e sua substituição por monoculturas colabora de maneira decisiva para o gerenciamento destes ambientes. Sabemos que a mata ciliar é fundamental para a manutenção da qualidade das águas e, também, que algumas atividades antrópicas são fundamentais para o desenvolvimento da região. Assim, entender as relações entre usos dos recursos naturais e sua conservação é fundamental para que possamos subsidiar nossos gestores com conhecimento e, assim, eles possam vir a desenvolver suas ações de maneira mais adequada”. 

A realização deste projeto em escala global também favorece o entendimento dos efeitos da introdução de espécies exóticas em combinação com variações climáticas pelo mundo. Em sua fase final, as pesquisas já apontam para efeitos negativos dos plantios de eucalipto nas margens de pequenos rios. Dentre os principais efeitos, a instabilidade das margens dos rios é visível, além da alteração na qualidade da água e perda de biodiversidade aquática.