31e500bab7a98ee6cb388fc06f61d78c

URI realiza curso de formação para coordenadores pedagógicos e professores da educação básica em parceria com o Corede Rio da várzea, a Seduc e Comung

A URI – Campus de Frederico Westphalen, em parceria com o  Corede Rio da Várzea, o  Comung e as Coordenadorias Regionais de Educação (20ª Coordenadoria de Palmeira das Missões e 39ª Coordenadoria de Carazinho), realizam o curso de formação pedagógica que tem como objetivo oportunizar espaços individuais e coletivos de aprofundamento teórico-metodológico, sobre temáticas relativas à ação pedagógica na Educação Básica, por meio da ação-reflexão-ação e do protagonismo do gestor escolar neste processo formativo.

 A URI está realizando o curso nos seguintes municípios: Rondinha, Ronda Alta, Sarandi, Jaboticaba, Palmeira das Missões, Chapada e Liberato Salzano, municípios que fazem parte do Corede Rio da Várzea.   

O curso tem a duração de 60 horas e vai até o final do mês de setembro. Os professores e coordenadores participarão de encontros presenciais de abertura e encerramento e também de atividades a distância. Diversas atividades serão realizadas: iniciando com a dinâmica quebra-gelo, em seguida a palestra dialogada sobre: O Lugar da Aprendizagem na BNCC – discussão sobre a concepção de competência na BNCC e sua relação com currículos, práticas pedagógicas e processos de avaliação da aprendizagem;  os vídeos: O lugar do conhecimento nas sociedades democráticas e os sujeitos da educação – Exibição do curta: Meu amigo Nietzsche, com as seguintes perguntas mobilizadoras: Como acontece a aprendizagem humana? Qual o lugar do conhecimento escolar em sociedades democráticas? Qual o lugar do professor na constituição das aprendizagens dos estudantes? E o vídeo da palestra do Professor Leandro Karnal: Por que continuo sendo professor? Por que continuo sendo coordenador pedagógico?

E para finalizar a dinâmica, O professor no contexto da educação do século XXI – Construção e Apresentação da Persona do Professor.  Orientações do AVA (ambiente virtual do curso – EaD), que acontecerá  no período de 14 de agosto a 18 de setembro de 2018.